Messi deixa Neymar em 2º em lista de goleadores do ano

Messi deixa Neymar em 2º em lista de goleadores do ano

Lionel Messi foi imbatível como artilheiro em 2012

Lionel Messi terminou 2012 como o jogador com mais gols anotados em partidas de seleção absoluta, em Jogos Olímpicos e nos campeonatos continentais e intercontinentais de clubes, segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), deixando Neymar em segundo lugar. O astro do Barcelona e da seleção argentina também foi o "Melhor Goleador Mundial" em 2011.

Em 2012, Messi fez 25 gols internacionais (12 com a seleção argentina e 13 em partidas internacionais de clubes), que iguala o recorde estabelecido em 1909 pelo inglês Vivian John Woodward, ex-jogador do Tottenham e do Chelsea, que fez 25 gols em 10 partidas com a seleção de seu país.

Já Neymar acaba 2012 com 21 gols - 13 deles pelo Santos, cinco pela seleção brasileira principal e mais três marcados nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Cristiano Ronaldo, por sua vez, conquistou como Messi, um maior número de gols internacionais do que pelo seu clube. Ao todo, foram cinco pelo Real Madrid e 13 pela seleção portuguesa.

A lista ainda apresenta Leandro Damião, do Internacional, na oitava colocação, Oscar, do Chelsea, em 15º, Hulk, do Zenit São Petesburgo, em 43º, Rogerinho, do Kuwait SC, e Victor Simões, do Al-Ahli, da Arábia Saudita, ambos na 83ª colocação.

Aos 25 anos, Messi é o primeiro jogador do século XXI a vencer a dobradinha "Melhor Goleador Mundial" e "Melhor Goleador Mundial de Primeira Divisão" em um mesmo ano. O primeiro a conseguir a proeza foi o inglês Stephen Bloomer (1896). O jogador do Derby County conseguiu dose dupla em 1897 e em 1901.

Fonte: Terra, www.terra.com.br