Morre escultor que criou o design da taça da Copa do Mundo

Silvio Gazzaniga morreu aos 95 anos de idade

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu na madrugada desta segunda-feira (31) em Milão, aos 95 anos, o escultor e ourives Silvio Gazzaniga, o italiano que criou o design da taça entregue aos vencedores da Copa do Mundo.

"Ele morreu serenamente durante o sono em sua casa. Ele foi dormir ontem à noite e nesta manhã nós percebemos que ele não respirava mais", disse o filho do artista, Giorgio.

Nascido em Milão, Gazzaniga havia se formado como escultor nas escolas de arte locais, no período do "fervor" da vanguarda italiana, na década de 1940. Mas, o ano que mudou sua vida foi 1970 quando, após a vitória do Brasil no Mundial daquele ano deu ao país, de maneira definitiva, o então troféu Jules Rimet.

Por isso, a Fifa decidiu fazer uma nova taça e abriu um concurso mundial. Entre as 53 obras recebidas, a do italiano foi a escolhida. Segundo uma explicação do próprio Gazzaniga, a peça representa a "alegria e a exultação". São dois jogadores estilizados que, felizes, carregam o mundo todo.

A data do funeral ainda não foi marcada, mas Giorgio informou que a despedida final deve ocorrer na igreja de San Pio X, a paróquia frequentada pelo pai e por sua mãe, Elisa. Depois, o corpo será cremado. "Era o desejo do meu pai comunicada há mais de 20 anos", informou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES