Movimento busca profissionalização

Praticantes de lutas terão padrão de qualidade

| Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os esportes de lutas Muay Thai, Boxe, MMA estão em alta e são as modalidades que mais crescem no mundo. Ganharam dimensão na mídia através de grandes competições e também virou moda nas academias, principalmente entre as celebridades que buscam a boa forma. 

No Piauí não foi diferente e o esporte vem evoluindo e entrando no cenário internacional com atletas e professores participando de grandes competições pelo mundo afora. Mas como tudo que vira moda, tem os seus problemas e por não ser uma profissão regulamentada por nenhuma entidade profissional, explodiu a quantidade de “professores” e “personal fight” pela cidade, sem nenhum controle por parte de federações ou conselhos que regulamente a profissão, causando riscos a população e já com casos concretos de lesões em alunos, ocasionadas por atividade realizadas por tais profissionais. 

Pensando nisso, foi lançado um movimento de professores buscando conscientizar a população para os devidos riscos e assim havendo uma seleção natural dos profissionais que atuam nas modalidades. 

Esse movimento criou o selo de qualidade ‘Professor Legal’ que visa credenciar professores através de critérios objetivos e reconhecido por seus pares para que se torne um critério facilitador aos empresários contratarem tais profissionais. E que sirvam de referência para os alunos na escolha de seu futuro professor. 

O selo é grátis, portanto, não visa lucro, mas apenas criar um padrão de qualidade. Os critérios são simples, bastando apenas a comprovação de experiência dos aludidos professores através de fotos, vídeos, matérias de jornais, certificados de graduações por entidades regulares ou algo que comprove a experiência do professor. “É uma questão básica. Como um profissional vai passar conhecimento, sem ter vivido tal experiência? É como um professor de autoescola ensinar a dirigir, sem nunca ter dirigido; é como um dentista ensinar a arrancar um dente, sem nunca ter arrancado, ou seja, é impossível”, ressalta Manoel Barbosa, professor e atleta profissional com experiência internacional. 

O selo é aberto a todas as equipes e qualquer professor que se sinta apto a tê-lo, é apenas exigida a comprovação de tais requisitos que tem como principal motivação a conscientização da população, mostrando a importância da formação do profissional. 

O Piauí está à frente desse movimento que já conta com  apoio e o mesmo processo em outros estados da federação. 

O Piauí faz parte dessa nova frente dos esportes de lutas nacional. Luciano Carvalho, presidente da Federação Piauiense iniciou o processo de internacionalização do esporte em 2015 com sua ida a Tailândia, já retornando ao país por três vezes levando atletas piauienses para a participação de eventos mundiais.

Ele explica que tudo é feito com muito cuidado e critérios para que não haja exageros e todos os professores que cumpram os requisitos se sintam reconhecidos pelo selo de qualidade Professor Legal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES