Mudança no sistema de pontuação da Fórmula 1 pode ser vetada

Presidente da FIA, Jean Todt esteve na reunião que decretou a mudança

 Mesmo com a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) já tendo anunciado a mudança, a troca do sistema de pontuação da Fórmula 1 de 2010 pode ser vetada. Segundo a revista alemã Auto Motor und Sport, a decisão deveria ter passado pelo Grupo Técnico e Esportivo de Trabalho, o que não teria acontecido.

Ainda de acordo com a publicação alemã, a discussão pela nova regra teria durado apenas dois minutos e Peter Windsor, dono da novata USF1, seria o único a fazer pressão para que a mudança fosse feita. Com a mudança, a partir de 2010, não mais oito e sim os dez primeiros colocados de cada corrida passarão a pontuar, em medida decorrente do aumento do grid de 20 para 26 carros.

O pódio também acabará valorizado, sendo que os três melhores receberão 25, 20 e 15 pontos. Desde 2003, época em que a categoria era dominada pelo até então tricampeão consecutivo Michael Schumacher, o regulamento começou a distribuir pontos no sistema 10-8-6-5-4-3-2-1 para os oito primeiros. Essa estrutura, conforme foi anunciado pelo Conselho Mundial da FIA, será alterada para 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1.

Fonte: Terra, www.terra.com.br