Neymar tenta alcançar no Santos feito inédito até mesmo para Pelé

Neymar tenta alcançar no Santos feito inédito até mesmo para Pelé

O Santos inicia a trajetória em busca da quarta taça consecutiva.

O atacante Neymar vai disputar seu quinto Campeonato Paulista e tentará alcançar um feito que nem mesmo Pelé conseguiu. Diante do São Bernardo, no estádio 1º de Maio, no ABC, neste sábado, às 19h30, o Santos inicia a trajetória em busca da quarta taça consecutiva.

Trata-se de um feito inédito aos rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo e que não ocorre há 94 anos no campeonato. Até hoje, o futebol paulista teve apenas um tetracampeão. Foi o Paulistano, que faturou as taças de 1916 a 1919 de forma consecutiva.

Durante o período em que contou com Pelé, era em que foi mais vezes campeão, o Santos conseguiu no máximo dois tricampeonatos.

A busca do tetra é algo que motiva a equipe neste início de temporada, especialmente porque a equipe não terá um calendário tão complicado como os principais rivais. "É o que desejamos. O Santos tem uma história rica em feitos grandiosos, mas investimos nesse início de temporada visando todos os torneios", disse Odílio Rodrigues, presidente em exercício do clube.

Corinthians, Palmeiras e São Paulo disputam a Libertadores no primeiro semestre. O Santos terá a Copa do Brasil, com duração por todo o ano e início previsto para abril. Até por isso o Santos deve ser o único a iniciar o Estadual já com força máxima. Isso, no entanto, não significa mais facilidade para o técnico Muricy Ramalho.

"No papel, os grandes são mais fortes. No começo vão sofrer porque a preparação física é diferente. Os outros times começaram antes. No meio da competição vai aparecer a diferença", avaliou Muricy na última terça-feira.

"Vai ser um dos anos mais difíceis. Acredito no entrosamento do nosso time. A base joga junto há três anos", acrescentou Edu Dracena, que deve voltar ao time somente em três semanas, pois se recupera de lesão no joelho esquerdo.

Seis jogadores do Santos, além de Neymar, também serão tetracampeões consecutivos com o Santos, em caso de título. Trata-se de Rafael, Edu Dracena, Durval, Léo, Arouca e Vladimir (goleiro reserva), presentes nos três triunfos anteriores.

Neymar é o principal nome do elenco e, embora o Santos não terá acumulo jogos e campeonatos, Muricy já vê o time pronto para perder o camisa 11 para a seleção.

"Ano passado ele fez muita falta como faz sempre, mas a gente tinha dificuldade com o plantel todo. Sofremos sem o Neymar, mas com o Neymar também. Neste ano, fizemos um plantel, um time forte com Neymar e sem ele", disse Muricy.

A primeira convocação para a seleção brasileira será na terça-feira visando o duelo de 6 de fevereiro contra a Inglaterra. A expectativa é que Neymar seja chamado por Luiz Felipe Scolari. "Neymar vai ficar sempre na seleção, mas tem peças de reposição para quando ele estiver fora o Santos possa jogar de igual para igual com os outros", acrescentou Edu Dracena.

Fonte: Folha