Nilmar faz caminho inverso ao de estrelas e conquista Dunga

Nilmar faz caminho inverso ao de estrelas e conquista Dunga

Atacante saiu do Brasil um ano antes da Copa, e fez sucesso no Villarreal e na seleção

Enquanto Adriano, Robinho, Fred e Roberto Carlos, entre outros, veem a volta ao futebol brasileiro como um "atalho" para chegar à Copa do Mundo da África do Sul, Nilmar apostou no caminho contrário. O atacante foi vendido pelo Inter ao Villarreal em julho de 2009, quando o técnico Dunga ainda testava opções para o ataque da seleção brasileira. E se manteve em alta com o treinador.

Nilmar recebeu a primeira chance nas últimas eliminatórias em maio de 2009, dois meses antes de ser negociado com o clube espanhol, quando ainda jogava no Inter. Logo no primeiro jogo, contra o Paraguai, marcou o gol que deu a vitória por 2 a 1 aos brasileiros. Em 9 de setembro, o atacante se tornou o primeiro jogador a marcar três gols em um jogo de eliminatórias sul-americanas.

Já como atleta do Villarreal, Nilmar encerrou o ano passado com seis gols marcados em quatro partidas pela seleção brasileira, e se garantiu como um dos principais candidatos a uma das quatro vagas no ataque do Brasil na Copa do Mundo.

A boa fase do atacante de 25 anos no Villarreal faz com que ele chame a atenção de Dunga mesmo estando longe. O brasileiro é o artilheiro do time espanhol na temporada 2009-2010, com seis gols marcados. Em 16 jogos, não levou nenhum cartão, vermelho ou amarelo. Até a torcida do time já provou que confia no goleador. Em enquete no site oficial do clube, os internautas elegeram Nilmar como um titular necessário para a equipe, com a qual tem contrato até 2014.

O sucesso do jogador é uma prova de que não é necessário voltar para o Brasil para estar entre os favoritos de Dunga para a Copa da África do Sul. Basta aproveitar a chance dada pelo treinador quando convocado para a seleção brasileira, como fez o ex-atacante do Inter.

Fonte: R7, www.r7.com