Novo goleiro da Seleção, Neto diz: ‘Não há motivo para dúvidas’

Novo goleiro da Seleção, Neto diz: ‘Não há motivo para dúvidas’

Arqueiro da Fiorentina, que nunca entrou em campo com a camisa do Brasil, garante estar preparado para o desafio: ‘Venho sempre dando o meu máximo’

A chance chegou de surpresa e a apenas dois dias da estreia contra o Egito. Com o corte de Rafael Cabral por conta de um problema no cotovelo direito, Neto será o titular do gol da seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. Aos 23 anos, o goleiro da Fiorentina terá de afastar a desconfiança de alguns, já que nunca entrou em campo com a camisa do Brasil. Ele, no entanto, garante estar preparado.

- Venho sempre dando o meu máximo. Se a opção (do Mano) for por mim, estarei sempre preparado. Para quem se prepara bem e está focado, não há nenhum motivo para dúvidas.

Convocado por Mano Menezes desde 2010, Neto nunca teve a chance de iniciar uma partida pela Seleção. Em janeiro de 2011, com apenas 20 anos, foi negociado pelo Atlético-PR com a Fiorentina por ? 3,5 milhões (R$ 7,8 milhões à época).

Na Itália, foi reserva durante quase toda a última temporada, mas teve oportunidades em quatro partidas. Foram duas pelo Campeonato Italiano: no dia 29 de abril, Neto participou da derrota por 2 a 0 para a Atalanta, pela 35ª rodada. Em 13 de maio, no último jogo, ele esteve em campo no empate por 0 a 0 contra o Cagliari. Nas duas partidas o brasileiro atuou durante os 90 minutos.

Pela Copa da Itália, o camisa 89 atuou em duas oportunidades: na quarta eliminatória, contra o Empoli (vitória por 2 a 1), e nas oitavas de final, diante do Roma (derrota por 3 a 0). Os jogos foram realizados em novembro de 2011 e janeiro de 2012, respectivamente.

Nesta terça-feira, após o treino secreto comandado por Mano Menezes no CT do Arsenal, Neto conversou com a imprensa e aproveitou para falar sobre suas características.

- Muitos me conhecem. Sou um goleiro muito técnico, rápido. É um pouco complicado falar sobre mim. Em relação à liderança, fui convocado várias vezes desde 2010. O relacionamento com o grupo é perfeito, dentro e fora de campo.

No momento, o sentimento é um misto alegria e tristeza. Apesar de ter pela frente o maior desafio de sua carreira, Neto está chateado com a lesão e, consequentemente, o corte do amigo Rafael Cabral. No entanto, o novo titular do gol brasileiro afirma que esse é o momento de ?levantar a cabeça? e ir em busca da medalha de ouro em homenagem ao goleiro do Santos.

- É um sentimento difícil de explicar. Até porque são dois sentimentos distintos. Fiquei chateado e triste,obviamente, pelo companheiro. Mas tenho que estar ligado. A competição está aí e já vai começar. Não podemos lamentar muito. Estou muito chateado, todos no grupo estão. Mas temos que passar por cima, levantar a cabeça e buscar essa medalha para o Rafael.

Para o lugar de Rafael Cabral, Mano convocou Gabriel, do Milan, que já estava de sobreaviso com o grupo em Londres. A convocação do arqueiro só foi possível porque Rafael foi cortado por lesão - único motivo que abre brecha para um novo integrante na lista para os Jogos de Londres. Renan Ribeiro, do Atlético-MG, foi chamado para ficar com a delegação brasileira em caso de alguma eventualidade, mas não fará parte da lista de 18 jogadores da seleção brasileira olímpica.

Fonte: G1