Números apontam: Flamengo e Palmeiras dividirão o título

Quem faz o alerta é o matemático Tristão Garcia.

O Palmeiras entrará em campo nesta quarta-feira sabendo que precisa vencer o Santo André para espantar a má fase e para não deixar que seus concorrentes diretos se aproximem da liderança. Contudo, mais do que isso, corre pelos três pontos para começar a melhorar seu desempenho recente. Isso porque, levando em consideração os seus últimos seis jogos e de seus principais concorrentes, o Verdão corre o risco de perder o título da competição. Quem faz o alerta é o matemático Tristão Garcia.

Não para o Atlético-MG ou o Internacional, adversários mais próximos. O Flamengo, atual quinto colocado, surge como o rival mais perigoso se repetir a performance. Nos últimos seis jogos, a média do clube rubro-negro é de 2,33 pontos conquistados a cada 3 disputados - desempenho igual até o fim o fará terminar o campeonato com 67. Essa pontuação será a mesma que o time de Muricy Ramalho terá caso mantenha o 1,67 ponto de aproveitamento por jogo. Com isso, o título será decidido nos critérios de desempate.

- Esses números mostram o fracasso dos times que estão no G-4 ou brigando para entrar nele. Inter, São Paulo e Goiás têm feito média de quem vai ser rebaixado ? afirma Garcia, do site Infobola.

Mas não é só o Flamengo que pode surpreender caso todos os times mantenham seus atuais números. O Cruzeiro, sétimo colocado, ficará com uma vaga para a Libertadores, com 62 pontos. Fazendo companhia a Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG no torneio internacional.

- É muito difícil acontecer essa ordem porque algum dos times vai acabar vencendo algumas partidas seguidas e, com isso, melhorar seu retrospecto. Mas, se continuarem com esses números, o campeão vai ser o mais fraco da era dos pontos corridos - analisa Tristão.

Em uma análise mais próxima, o Palmeiras tem de se preocupar com o jogo desta quarta. O motivo? Uma vitória pode alçar a equipe ao status de favoritíssima ao título, mas uma derrota, diminuir bastante suas chances de levantar o caneco (O Palmeiras perdeu o último jogo do Brasileirão, justamente contra o Flamengo. Assista no vídeo ao lado).

- Se o Palmeiras vencer o Santo André, passará a ter 77% de chance de conquistar o torneio, com o Atlético-MG ficando com apenas 8% de possibilidade. Caso perca, as chances caem para 50%, e o Galo chega a 16%. O empate diminui um pouco o favoritismo alviverde para 58% (neste caso, o time mineiro terá 15% de chance) ? explica Tristão.

Nada muda no rebaixamento

Na parte de baixo da tabela, caso o retrospecto recente seja mantido, não mudará muita coisa na tabela. Apesar da melhora nos últimos jogos, o Sport será o primeiro da lista dos quatro rebaixados, com 39 pontos. Fluminense (37), Santo André (36) e Náutico (34) também disputarão a Série B do ano que vem. Botafogo e Coritiba se salvam, com 43 pontos.

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com