Com 'frango', Portugal vence a Argentina na estreia da Rio-2016

Portugal veio muito desfalcado para os Jogos Olímpicos do Rio

Atual campeão da Euro sub-21, Portugal veio muito desfalcado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Apesar disso, mostrou nesta quinta-feira (4) que ainda pode ser um dos favoritos ao ouro no futebol masculino. Diante da Argentina, e com a torcida brasileira a seu lado no Engenhão, os portugueses venceram na estreia por 2 a 0, com gols de Paciência e Pité, que contou com um "frango" de Rulli.

Para o evento no Rio de Janeiro, o técnico Rui Fonte teve dificuldades para montar a seleção portuguesa. Ao todo, 24 jogadores não foram liberados por seus clubes para participar dos Jogos Olímpicos, incluindo seis campeões europeus.Centroavante de Portugal, Paciência passou o primeiro tempo inteiro sem conseguir finalizar no gol de Rulli. A primeira grande chance só foi vir aos 21 minutos da segunda etapa, e com a calma característica de seu nome.

Após jogada pela esquerda, Bruno Fernandes rolou para a entrada da área. O camisa 9 dominou com tranquilidade, ajeitou e soltou a bomba no canto de Rulli, que se esticou, mas não conseguiu evitar o gol português.Os nervos argentinos ficaram à flor da pele depois do gol de Paciência. Três minutos depois do tento português, uma pequena confusão teve início na saída de Sérgio Oliveira. O meia demorou para deixar o campo, o que irritou os argentinos.

Após um empurra-empurra, o jogador português acabou levando o cartão amarelo e os ânimos foram controlados.Após o gol de Paciência, a Argentina passou a dominar as ações do jogo. Mesmo sem conseguir uma chance clara, o time sul-americano tinha mais posse de bola e a todo tempo rondava o gol de Varela. Um lance isolado, no entanto, decretou a vitória portuguesa: Pité chutou de fora da área e a bola passou no meio das pernas de Rulli.O primeiro tempo começou com o domínio de Portugal, conduzido por um nome: Bruno Fernandes.

O camisa 10 foi o principal jogador da equipe europeia na etapa inicial. Logo aos 3 minutos, ele recebeu passe na grande área e estufou as redes de Rulli. A arbitragem, no entanto, marcou impedimento e anulou o que seria o primeiro gol de Portugal.Durante o primeiro tempo, Fernandes teve mais duas boas chances, mas não conseguiu balançar as redes. Aos 18 minutos, o camisa 10 recebeu na grande área e tentou tocar na saída de Rulli, mas o goleiro argentino fez a defesa.

Aos 30, Esgaio fez grande jogada pela esquerda e rolou para Fernandes no meio da área, que chegou batendo e mandou ao lado do gol argentino.Ex-jogador e xodó da torcida do São Paulo, Calleri foi convocado de última hora para os Jogos Olímpicos, graças ao corte de Vietto. Na primeira partida com a camisa argentina, no entanto, o atacante quase balançou as redes. Aos 3 minutos da segunda etapa, ele recebeu passe, entrou livre para direita e tocou com categoria por cima do goleiro Varela. A bola, porém, carimbou caprichosamente o travessão e saiu em linha de fundo.O time de Portugal passou por um incômodo inesperado durante a partida.

Ainda no primeiro tempo, o nome e o número das camisas começaram a cair no gramado. O atacante Paciência, por exemplo, virou “Paiencia”. Já Edgar Ié ficou apenas “E”."A desastrosa estreia da Argentina na Olimpíada representou mais que uma derrota para a apenas modesta seleção de Portugal. Foi o fim também de uma invencibilidade de 20 anos e 12 partidas em Jogos Olímpicos".


Portugal venceu Argentina (Crédito: AFP)
Portugal venceu Argentina (Crédito: AFP)
Portugal venceu Argentina (Crédito: AFP)
Portugal venceu Argentina (Crédito: AFP)
Fonte: UOL