EUA batem Espanha e ganham ouro no basquete pela sexta vez

O resultado confirma a hegemonia da invencibilidade das americanas

A seleção feminina de basquete dos Estados Unidos vence por 101 a 72 a Espanha na tarde deste sábado (20) e com isso confirma sua história de hegemonia das americanas na modade. 

As americanas confirmaram a invencibilidade do time que possui a marca de seis medalhas de ouro seguidas em jogos olímpicos. Desde Atlanta-1996, os Estados Unidos não amargam um revés.

Os Estados Unidos ultrapassaram a barreira dos 100 pontos pela sexta vez em oito jogos nestes Jogos, o melhor desempenho da seleção feminina na história olímpica. A naturalidade das americanas ao ganharem o ouro olímpico pode ser ilustrada com a comemoração das campeãs após o fim da partida: alguns abraços, palmas para a torcida, um grito de guerra e só. Reação bem distante da emoção que se vê normalmente entre os que faturam o ouro pela primeira vez.


EUA vecem Espanha e ganham ouro
EUA vecem Espanha e ganham ouro


As americanas estão a apenas uma medalha de ouro de igualar a marca do time masculino em Olimpíadas. Os homens foram heptacampeões olímpicos de Berlim-1936 até México-1968. Nenhuma outra seleção em esportes coletivos foi capaz de repetir tal façanha.

Tal qual ocorrera em edições anteriores, a glória veio sem grandes surpresas. O triunfo contra as espanholas, na Arena Carioca 1 já estava consolidado desde o final do segundo período. Pesaram a diversidade de recursos técnicos à disposição de Geno Auriemma, técnico dos Estados Unidos, e a forte estrutura física das atletas, todas com atuação destacada na WNBA, a versão feminina da liga norte-americana de basquete, a mais forte do mundo. 

Fonte: UOL