Rio-2016 começa sem anúncio do nome de Michel Temer em cerimônia

Maracanã é palco de uma das maiores festas do planeta.

Uma quebra de protocolo marcou o início da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O presidente interino Michel Temer não foi anunciado ao lado de Thomas Bach, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional).

O protocolo previa a apresentação da dupla, mas apenas o segundo teve seu nome chamado ao microfone.O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, foi aplaudido. Quanto a Temer, havia um temor da equipe do presidente de que ele pudesse ser vaiado pelo público no Maracanã.

Segundo informações da TV Globo, foi um pedido anterior para que o nome do presidente em exercício não fosse anunciado. Pelo protocolo, Temer terá de declarar os Jogos abertos como fazem todos os presidentes de países-sede. Tem recitar apenas uma frase: "Declaro abertos os Jogos".



Antes disso, o evento teve início com uma série de imagens da cidade do Rio de Janeiro nos telões do Maracanã, ao som de “Aquele Abraço”, composta por Gilberto Gil e cantada na cerimônia por Luiz Melodia.

Na sequência, a celebração a três temas: gambiarra, beleza da arte e a busca por uma nova paz no planeta. O artista Athos Bulcão, morto em 2008, foi homenageado, junto com o cartunista Ziraldo, que teve o símbolo da paz hippie, de seu livro “Marcas Nada Patentes”, projetada no mesmo instante em que fogos de artifícios eram disparados ao redor do estádio.O hino nacional brasileiro foi executado ao som de Paulinho da Viola. No mesmo momento, uma bandeira do Brasil foi hasteada, com a presença de alguns atletas, como Tande, do vôlei, e Robson Caetano, do atletismo.

Antes da festa, houve manifestações de protesto e de apoio ao presidente interino durante a cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016. Um pequeno grupo começou a gritar "Fora Temer" e outro respondeu com uma vaia. Mas era uma parte minoritária do estádio.


Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title

Image title


Fonte: Agência Brasil