Guilherme Toldo vence campeão mundial e vai para oitavas no esgrima

A disputa foi bastante equilibrada e finalizada ainda no 2º período

O brasileiro Guilherme Toldo derrotou neste domingo (07) o campeão mundial Yuki Ota e avançou para as oitavas-de-final da categoria florete da esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Em um jogo bastante disputado, Toldo fechou a sua segunda vitória do dia por 15 a 13.

A disputa foi bastante equilibrada e finalizada ainda no segundo período de três possíveis. O brasileiro manteve-se à frente desde o 6 a 5, mas viu o rival virar par 13 a 12. Porém, ele conseguiu três toques seguidos para completar a virada. 

“Divisor de águas acho que não é o termo. Acho que a gente já vem fazendo um trabalho nos últimos anos. Notam nosso crescimento, não é divisor por estamos melhorando a cada competição, estamos correspondendo de maneira positiva. Não é o Rio, é o treinamento, é o grupo. Competição não acabou. Eu já tinha competido aqui e sentido isso. Vim preparado para absorver ao máximo a força da torcida, essa vibração, e transferir para o meu jogo. Acho que consegui fazer isso."

Na estreia, o brasileiro também teve um jogo duro contra o austríaco Rene Pranz. Com a disputa empatada por 14 a 14, ele conseguiu o toque final para avançar de fase.

A vitória de Toldo sobre o cabeça-de-chave número um da modalidade abre pelo segundo dia consecutivo a expectativa de medalha para o Brasil na modalidade. No sábado, Nathalie Moellhausen chegou às quartas de final na espada.

"Tem uma pressão inicial, cada toque muda, muda estilo de jogo, eu particularmente não gosto de fixar ideia de como jogar. Sabia que o japonês era um cara muito rápido, que não podia seguir o deslocamento de perna assim. Deu certo no final, mas é isso que eu procuro fazer."

"Estou treinando bem. Estou contente por corresponder minha expectativa. Cada atleta tenta buscar o que quer. Eu tento a excelência, por isso me mudei para a Itália por isso. Treinei muito forte nos últimos quatro anos. Hoje consegui ganhar do numero 2 do mundo", afirmou Guilherme Toldo.

Disputa entre Guilherme Toldo e Yuki Ota (Crédito: Reprodução)
Disputa entre Guilherme Toldo e Yuki Ota (Crédito: Reprodução)
 Guilherme Toldo  (Crédito: Reprodução)
Guilherme Toldo (Crédito: Reprodução)
Disputa entre Guilherme Toldo e Yuki Ota (Crédito: Reprodução)
Disputa entre Guilherme Toldo e Yuki Ota (Crédito: Reprodução)
Fonte: Com informações da UOL