Holandês da ginastica é cortado dos Jogos após noite de bebedeira

Ginasta foi campeão mundial nas argolas em 2005

O ginasta holandês Yuri van Gelder não participará mais dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O atleta foi cortado da equipe após passar uma noite fora da Vila Olímpica e consumir álcool. Gelder deixou a Vila no último sábado (6) e, após uma noite de bebedeira, voltou apenas nas primeiras horas do domingo (7).

A informação foi confirmada nesta terça-feira (09) por Maurits Hendriks, embaixador da equipe holandesa. De acordo com ele, o ginasta de 33 anos de idade violou duas regras importantes: consumir álcool e deixar a base da delegação.

“É terrível para Yuri, mas este tipo de comportamento é inaceitável. Em termos desportivos isso é um desastre, mas não tínhamos outra escolha, dada a violação dos nossos valores”, disse Hendriks em comunicado oficial.

Yuri Van Gelder seria um dos adversários de Arthur Zanetti na final por argolas. O holandês, que já foi campeão mundial da prova em 2005, avançou para a decisão com a oitava melhor nota. Veterano, ele é um dos ídolos de Zanetti na ginástica e chegou a chamar o brasileiro de "irmãozinho" no Mundial do ano passado, em Glasgow.

A mãe do atleta, Tineke van Gelder, ficou surpresa quando soube do ocorrido. "Estamos muito chocados", disse ela ao jornal holandês Brabants Dagblad. Ela ainda não conseguiu falar com o filho sobre o corte.

O ginasta não tem um histórico positivo. No mundial de ginástica de 2010, Yuri foi excluído da competição após o uso de cocaína.

A delegação da Holanda vive sob condições rigorosas durante a Rio-2016. Segundo o jornal britânico "The Guardian", eles estão proibidos de sair da Vila por razões de segurança e, logo após o término de suas respectivas competições, devem voltar para seus alojamentos e não podem distrair os demais companheiros.


Ginasta holandês Yuri van Gelder treinando na Arena de Ginástica (Crédito: Reprodução)
Ginasta holandês Yuri van Gelder treinando na Arena de Ginástica (Crédito: Reprodução)


Fonte: Com informações do Uol