Pan: Brasileiros se classificam para final da plataforma de 10 m

A final da plataforma de 10 m acontece ainda neste sábado, a partir das 21h10 (00h10 de Brasília).

Os brasileiros Rui Marinho e Hugo Parisi entraram em ação neste sábado, no Centro Aquático Scotiabank, para disputar a prova classificatória na plataforma de 10 m dos saltos ornamentais em busca de uma vaga na final da competição. Com 358,45 pontos, Rui se garantiu na final, assim como Hugo Parisi, que anotou 430,5 pontos e também lutará por uma medalha para o Brasil.

Na primeira bateria, Rui começou melhor. Primeiro atleta a saltar, o brasileiro fez 64,5 pontos e terminou a parcial na 9ª colocação. Já Hugo, que chegou a ser nono no ranking mundial, marcou 58,5 pontos no primeiro salto e ficou em 11° .

Ao final da primeira parcial, a liderança ficou com o americano Thomas Finchum, seguido por Kevin Geyson, do Canadá. Na segunda rodada, Rui saltou um pouco pior em relação à primeira e anotou 59,2 pontos.

Hugo Parisi, o quarto a executar o salto, teve desempenho muito parecido ao do outro atleta brasileiro, marcando 59,4 pontos. Com o resultado, os brasileiros aparecem na 9ª e 11ª colocação, respectivamente.

O mexicano Rommel Pacheco teve ótimo desempenho e tomou a dianteira do americano Thomas Finchum, que caiu para a segunda colocação. Já na terceira parcial, Rui conseguiu seu melhor salto até então, marcando 67,65 pontos, permanecendo na nona posição.

Hugo saltou muito bem para anotar 76,8 pontos, aparecendo em oitavo. O mexicano Rommel Pacheco conseguiu se manter em primeiro após ótimo salto. O americano Finchum foi ultrapassado por outro mexicano, Ivan Garcia, e caiu para a terceira colocação.

Rui foi melhorando seu desempenho de acordo com as parciais. Na quarta rodada, o brasileiro marcou 75,9 pontos e ficou na sétima posição. Hugo também teve ótimo salto nesta bateria e marcou 79,2 pontos. Agora, o brasileiro apareceu em sexto.

A primeira posição foi mantida pelo mexicano Rommel Pacheco, seguido de perto pelo compatriota Ivan Garcia. Na quinta rodada, Rui manteve o bom desempenho e anotou 64 pontos.

O brasileiro, natural do Pará, terminou a bateria na 8ª posição. Hugo Parisi conseguiu a pontuação de 75,6 pontos no quinto salto e ao final da parcial, apareceu em 6°.

O mexicano Rommel Pacheco continuou na primeira colocação, seguido pelo americano Thomas Finchum, que ultrapassou Ivan Garcia. Na última parcial da prova classificatória, Rui não foi bem e anotou apenas 27,2 pontos. A passagem de Hugo foi bem melhor.

O brasileiro fez um ótimo salto e marcou 81 pontos. Ao final da prova, com 358,45 pontos, Rui conseguiu classificação para a final. Já Hugo, que somou 430,5 pontos, garantiu um lugar na final. Com 519,8 pontos, o mexicano Rommel Pacheco se classificou em primeiro, seguido por Thomas Finchum, dos Estados Unidos, e pelo mexicano Ivan Garcia.

A final da plataforma de 10 m acontece ainda neste sábado, a partir das 21h10 (00h10 de Brasília).

Fonte: Terra