Por 0s01, brasileiro conquista a medalha de ouro nos 1500 m

O brasileiro teve uma estratégia eficiente durante a prova.

O brasileiro Leandro Oliveira abriu os 100 m finais da prova dos 1500 m na primeira colocação, porém, próximo à linha de chegada, o equatoriano Byron Piedra realizou uma arrancada incrível e cruzou quase empatado com o brasileiro. Com 3min53s44, Leandro conquistou a medalha de ouro, ficando um centésimo de segundo à frente de Piedra, que ficou com a prata. Eduar Villanueva, da Venezuela, foi bronze na prova disputada nesta quarta-feira no Estádio Telmex de Atletismo.

O brasileiro teve uma estratégia eficiente durante a prova. Antes da última volta, Leandro ficou no meio do bloco que concentrava todos os atletas, guardando as energias para a parte decisiva da corrida.

O corredor, então, disparou e assumiu a liderança, abrindo uma vantagem segura para na curva que antecedeu os 100 m finais. Porém, na reta que antecedia a linha de chegada, Piedra acelerou sua passada e concluiu a prova lado a lado com o brasileiro. Na foto do desempate, inclusive, não ficou claro quem tinha terminado em primeiro.

Os atletas tiveram reações opostas. Enquanto o equatoriano comemorava, o brasileiro exibia um semblante preocupado de quem fez tudo certo, mas nos metros finais deixou a chance do ouro escapar.

"Assim que cruzei a linha de chegada, fiquei na dúvida, não sabia se tinha conquistado o ouro ou não. Mas, de qualquer jeito, já estava muito feliz porque meu objetivo aqui era conseguir uma medalha, não importava a cor. Melhor que foi de ouro. Podiam até ter atletas mais bem treinados do que eu na pista, mas com certeza ninguém tinha mais vontade de vencer do que eu", afirmou Leandro, que após o anúncio do resultado oficial da prova vibrou muito com a vitória por um centésimo de segundo.

O atleta repetiu o feito de Hudson de Souza e conquistou o tricampeonato na modalidade para o Brasil. Hudson foi medalhista de ouro nos 1500 m nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003, e do Rio de Janeiro, em 2007, quando estabeleceu o atual recorde da prova, com 3min36s32.


Por 0s01, brasileiro conquista a medalha de ouro nos 1500 m

Por 0s01, brasileiro conquista a medalha de ouro nos 1500 m

Fonte: Terra