Prática de rapel se torna troca entre aventura e solidariedade no Piauí

Em outubro, o Rapel Solidário será voltado para uma criança de Campo Maior que está com leucemia

Rapel | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ser solidário e ao mesmo tempo se aventurar numa descida radical pelas paredes da ponte. O Rapel Solidário de Teresina ganha novos adeptos a cada domingo e reúne dezenas de pessoas que, além de um esporte radiacal, dão uma lição de solidariedade.

Em um fim de semana de cada mês, um grupo de rapeleiros se reúne e oferece a descida de rapel na Ponte Estaiada. Neste fim de semana, os participantes colaboraram com R$ 10,00. Todo o dinheiro arrecadado será doado para a Casa Frederico Ozanam, que abriga idosos na capital.

De acordo com Antonino Neto, que faz parte da equipe de rapel, mais de 30 pessoas praticam o rapel no final de semana. Nas primeiras edições do rapel solidário, as pessoas desciam e em troca contribuíam com fraldas e leite.

“No início nos direcionamos para os orfanatos da cidade, então os itens eram esses. Agora, como vamos doar para a Casa Frederico Ozanam, será doado o dinheiro mesmo, pois existem casos específicos”, explica.

No Rapel Solidário, quem contribuiu teve em troca o direito de experimentar uma descida radical, segura e cheia de aventura. A ação vem acontecendo desde a liberação da ponte para a prática da atividade. “Passamos um bom tempo sem poder praticar rapel aqui na Ponte Estaiada, mas desde que retornamos estamos realizando o rapel solidário”, destaca Antonino Neto.

O rapel pode ser praticado por qualquer pessoa, a partir dos 8 anos de idade, devidamente autorizada pelo responsável, caso seja menor de idade, e que não possua histórico médico de epilepsia ou problemas cardíacos. A movimentação, tanto na parte de cima como debaixo da ponte, chamou atenção de várias pessoas, incluindo adultos, jovens e crianças.

Quem se sentiu atraído, com vontade e coragem, não exitou e, até mesmo, insistiu para participar. Um exemplo disso foi o caso do pequeno Arthur Rufino, que conseguiu convencer os pais a deixá-lo fazer o rapel. A mãe, Luciléia Aguiar, contou que o menino não parava de pedir para descer. “No sábado viemos aqui, ele viu e ficou doido para descer. Hoje acordou cedo e já foi chamando para ir para ponte”, declarava a mãe enquanto ouvia de Arthur: “Mãe, eu tenho coragem”.

Em outubro, no Dia da Criança (12), o rapel solidário será voltado para uma criança de Campo Maior que está com leucemia. Quem se interessar em participar terá que fazer a doação de R$ 15,00. A equipe do rapel conta hoje com 35 pessoas e mais de 50 convidados.

Clique aqui e curta a página do Meio Norte no facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES