Pré-lista da CBF para as Olimpíadas tem Gil e R. Augusto

Goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, também está na lista

O zagueiro Gil, do Shandong Luneng-CHN, e o meia Renato Augusto, do Beijing Guoan-CHN, integram a relação de 35 jogadores pré-convocados para a Olimpíada 2016. A escolha dos 18 convocados para a Rio 2016, além de outros quatro atletas que ficaram em uma lista de espera, será anunciada na próxima quarta-feira (29). 

Ambos preenchem a cota definida por Rogério Micale de jogadores acima dos 23 anos. Nessa pré-lista, entre os experientes estão ainda o goleiro Fernando Prass (Palmeiras), o zagueiro Thiago Silva (PSG-FRA) e os atacantes Douglas Costa (Bayern-ALE) e Neymar (Barcelona). 

A definição de quais serão os três eleitos acima dos 23 anos passará por liberações. Neymar, naturalmente, já está assegurado na luta pelo ouro olímpico. Além dele, são muito grandes as chances de Thiago Silva integrar a defesa. Inclusive, porque o zagueiro não disputou a Copa América. Ambos receberam contatos formais da CBF. 

Caso o Benfica-POR realmente faça jogo duro para ceder o jovem goleiro Ederson, é praticamente garantido que o veterano Prass será o terceiro nome da lista. Na avaliação da comissão técnica, não existe outro arqueiro com menos de 23 anos capaz de assumir a titularidade na Olimpíada. Assim, todos os demais estariam fora da competição. 

Gil é o plano B para a defesa em caso de algum problema que envolva Thiago Silva, já que na avaliação feita do elenco de jovens há a carência de um zagueiro experiente. Renato Augusto ganharia chances caso a CBF conseguisse a liberação de Ederson no Benfica. As possibilidades de Douglas Costa estar na Olimpíada, aliás, são pequenas. Rogério Micale, treinador na competição, gosta bastante dos jovens Gabriel, Gabriel Jesus e Luan - além disso, já terá Neymar como homem de frente. 

Vale lembrar que nenhum clube é obrigado a liberar jogadores para a Olimpíada, seja acima ou abaixo dos 23 anos. Há uma recomendação da Fifa apenas para que os Sub-23 possam participar da competição. O Brasil se apresenta no dia 18 de julho na Granja Comary e estreia na competição no dia 4 de agosto, em Brasília, contra a África do Sul. 


Renato Augusto e Gil (Crédito: FramePhoto)
Renato Augusto e Gil (Crédito: FramePhoto)


Fonte: Com informações do Uol