Preconceito faz gays fundarem time; 8 de 11 atletas são homossexuais

Time de homossexuais do interior de Roraima ganha espaço no vôlei

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Conquistar o espaço e o respeito da sociedade, quebrar o preconceito e jogar vôlei. Esses são os objetivos dos jogadores do time Viva Vôlei, do município de Caracaraí, sul de Roraima, que é composto, em sua maioria, por homossexuais. Dos 11 atletas, oito têm "segmento sexual diferente", conforme disse o oposto Danilo Souza.

Há três anos, todos esses jogadores eram integrantes da equipe do Centenário. Por causa do preconceito de alguns colegas de time, os atletas decidiram fundar o Viva Vôlei, que participa de torneios oficias da Federação desde o ano passado.

- Por sermos homossexuais, ouvíamos sempre as piadinhas todas as vezes que perdíamos um jogo ou uma competição. Mas sempre jogamos de igual para igual contra os heterossexuais - afirmou Danilo.

Com apenas dois anos de criação, o Viva Vôlei é destaque nos torneios em que participa e é uma atração em Caracaraí. Com o passar do tempo, o time conquistou o respeito dos moradores.

- Somos conhecidos na nossa cidade. Aos poucos conquistamos o nosso espaço e o respeito da sociedade. A torcida comparece em peso aos nossos jogos. Os próprios organizadores dos eventos dizem que levamos mais torcida aos ginásios. Hoje, a aceitação é bem maior- frisou o jogador.

Família é o alicerce

O início foi difícil. A integração com a família foi a saída para enfrentar as dificuldades do dia a dia.

- Temos o apoio incondicional dos nossos familiares, que estão sempre conosco. Essa relação foi a base de tudo. Eu aceito a forma de pensar de uma pessoa preconceituosa, mas quero que ela também aceite a minha forma de pensar e agir- falou Danilo, que é acadêmico de Direito.

Experientes na modalidade

Quem acha que a equipe do Viva Vôlei participa das competições por brincadeira está muito enganado. Os atletas jogam juntos desde o mirim e não fazem feio dentro de quadra. Ano passado, na Copa Macuxi, o time terminou a competição em terceiro lugar. No torneio 9 de Julho, que está em andamento, o grupo já está na semifinal.

- Treinamos juntos desde as categorias de base. Esse entrosamento vem de muito tempo. Temos nossos momentos de descontração, mas na hora de treinar é sério. Jogamos por amor ao vôlei.

Torcedor está sempre presente

Na quarta-feira à noite, o Viva Vôlei entrou mais uma vez em quadra. Desta vez para enfrentar o Real Brasil pela última rodada do torneio 9 de Julho. O vencedor garantiu o primeiro lugar do grupo.

A ex-moradora de Caracaraí, Marene Oliveira, é torcedora de carteirinha do Viva Vôlei. Para ela, a orientação sexual dos jogadores não interfere no desempenho do time em quadra.

- Eles têm potencial e jogam com muita garra e força de vontade. Eles contagiam os torcedores com essa energia. Os adversários sentem essa pressão e passam a respeitá-los.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES