Quarteto prevê possibilidades de conquistas no Mundial de 2019 e no

Os medalhistas podem sonhar com voos até então pouco esperados

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

:A principal esperança de medalha da natação brasileira para os Jogos Olímpicos de Tóquio é, há dois anos, o revezamento 4x100m livre - medalhista de prata no Mundial em piscina longa de Budapeste 2018, ouro no Pan-Pacífico de Tóquio 2018 e bronze no Mundial em piscina curta de Hangzhou 2018. Mas, depois desta sexta-feira, com o título e recorde mundial em Hangzhou, o 4x200m livre pode sonhar com voos até então pouco esperados.

Na avaliação dos campeões, o potencial para brigar por pódios internacionais é semelhante à da equipe 4x100m. Vale lembrar que a média de idade do time formado para Hangzhou é de 21 anos - Luiz Altamir, Fernando Scheffer, Leonardo Santos e Breno Correia.

- Acho que esse título e esse recorde mundial colocam a gente em evidência. A nova geração está chegando com força mesmo. Sem ter medo, sem ficar pensando muito. É uma geração que com certeza veio para ficar. Estou muito feliz de estar com esses caras aqui. Não podia ser melhor. Essa medalha veio para marcar. É para todo mundo colocar os olhos na gente e ver que não estamos aqui à toa, não - afirmou Santos, de 23 anos.

Além do quarteto medalhista de ouro, outros bons nomes reforçam a ideia de acreditar em rumos significativos para o 4x200m livre brasileiro. João de Lucca, que foi aos Jogos do Rio e estava quase sem treinar, voltou a treinar bem nos Estados Unidos; Murilo Sartori, de 16 anos, já tem resultados animadores - nesta semana, nadou a distância abaixo de 1min49s.

- Na entrevista anterior, disse que o 4x100m já está firmado no cenário mundial. Agora, as pessoas vão começar a olhar o 4x200m com um pouco mais de carinho. Acredito que agora temos as melhores impressões possíveis para as próximas competições. É um dia de cada vez, um passo de cada vez. Mas podemos sonhar com coisa maior no mundial do ano que vem, em Tóquio 2020 e assim por diante. Vamos manter o Brasil no cenário mundial dessa prova e desse revezamento - disse Breno Correia, de 19 anos.

Outro fato animador é que todos os atletas do revezamento foram bem em provas individuais em Hangzhou. Altamir e Correia nos 200m livre, Santos nos 200m medley e Scheffer nos 400m livre.

- Faz um tempo que falam que a natação brasileira está se renovando, que o pessoal mais novo está chegando. Acho que a gente já chegou. Faz tempo que a gente já chegou. Essa prova agora foi só para concretizar isso e colocar no papel que estamos aí para nadar com os melhores do mundo - comentou Scheffer, gaúcho de 20 anos.

Os próximos passos são levar uma equipe forte para o Mundial em piscina longa, na Coreia do Sul, na temporada que vem, e preparar as bases para tentar o pódio em Tóquio.

- Acho que agora é o momento de a galera abrir os olhos para a gente. Tem que acender a luz verde, amarela, vermelha. Todas as luzes e falar esse revezamento tem muita chance. A gente conseguiu uma medalha de ouro no Mundial e tem que investir. É o começo - concluiu Altamir.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES