Queda de guindaste no Itaquerão não deve ameaçar abertura da Copa 2014

Além do 1º jogo, arena irá receber outras quatro partidas do Mundial 2014

O estádio do Corinthians não deve perder a partida de abertura da Copa do Mundo por causa do acidente desta quarta-feira (27), em que um guindaste caiu sobre a estrutura da arena em construção, deixando dois mortos, afirmou o CEO do Comitê Organizador da Copa (COL), Ricardo Trade.

"Não tem nada a ver uma coisa com a outra. É impossível fazer qualquer previsão neste momento de que isso (acidente) vai atrasar alguma coisa. De qualquer maneira, a gente não pode pensar que se atrasar três meses, o estádio vai estar fora da Copa do Mundo", disse Trade à Reuters por telefone, quando perguntado se o acidente colocava em risco a realização do jogo de abertura do Mundial no estádio.

A arena que está sendo construída pelo Corinthians na zona leste de São Paulo está prevista para receber a partida de abertura da Copa do Mundo, em 12 de junho, além de outros três jogos da fase de grupos, uma partida das oitavas de final e uma das semifinais do torneio.

De acordo com o site do estádio, 94% das obras estão concluídas.

Segundo Trade, o Corinthians e a construtora Odebrecht, responsável pela obra, terão de decidir se será necessário paralisar a construção em consequência do acidente. Ainda que isso aconteça, o CEO do COL afirmou que há tempo suficiente para a conclusão da arena a tempo para o Mundial.

A Fifa estabeleceu dezembro de 2013 como prazo final para a conclusão das seis arenas que estão em obras para a Copa do Mundo. O prazo foi determinado de forma a permitir a realização de eventos-teste em todas as arenas antes do Mundial.

O atraso na conclusão de estádios usados em junho deste ano na Copa das Confederações, que deveriam ter ficado prontos em dezembro de 2012, impossibilitou a realização de alguns eventos-teste que estavam previstos.

A Arena Corinthians foi escolhida em 2011 para sediar a abertura da Copa de 2014, pouco depois do início das obras. A entrega está prevista para dezembro deste ano. As coberturas dos edifícios oeste e leste estão praticamente concluídas, restando apenas aplicação no forro.

Com cerca de 1.500 trabalhadores, a arena já tem 94% das obras concluídas. Arena Corinthians abrigará seis partidas da Copa do Mundo de 2014. Além da abertura, a futura casa alvinegra receberá também quatro jogos da primeira fase, um das oitavas e uma semifinal.

Fonte: R7, www.r7.com