Rede Globo nega conflito de interesses e exalta independência do ex-atacante Ronaldo

Rede Globo nega conflito de interesses e exalta independência do ex-atacante Ronaldo

Ex-atacante Ronaldo é anunciado como comentarista

O anúncio do ex-atacante Ronaldo como comentarista da Rede Globo para a Copa das Confederações deste ano e a Copa do Mundo de 2014 foi feito pela emissora na última quarta-feira. Tal novidade pode garantir um conflito de interesses envolvendo o ex-jogador, já que ele é sócio proprietário da 9ine, empresa de marketing esportivo que cuida da imagem (captação de patrocínios e relações públicas) de jogadores como Neymar e Lucas. Ambos devem defender o Brasil nas competições citadas e, inevitavelmente, serão alvos de análises do Fenômeno.

A situação está longe de ser uma novidade para ex-jogador. No dia 1° de dezembro de 2011, o até então apenas empresário Ronaldo foi anunciado por Ricardo Teixeira, agora ex-presidente da CBF, como integrante do Comitê Organizador Local (COL) da Copa de 2014. Além de a 9ine intermediar contatos ligados ao Mundial, grande parte dos patrocinadores pessoais do ex-jogador são os mesmos da CBF e, ao mesmo tempo, concorrentes dos ligados à Fifa e ou próximo Mundial. Na época, ele afastou qualquer possibilidade de um suposto conflito de interesses.

A reportagem entrou em contato com a 9ine para obter a posição de Ronaldo. Mas quem responde sobre a futura atribuição do ex-jogador é apenas a Rede Globo. Através da CGCOM (Central Globo de Comunicação), a emissora negou o suposto conflito e ainda exaltou o espírito de independência do ex-atacante, fator decisivo para que o convite fosse feito.

"Sobre os contratos da empresa do Ronaldo com alguns jogadores, eles, os contratos, se referem à busca por anúncios e patrocínios. Os contratos não envolvem exclusividade. Tal fato, de conhecimento público, em nada inibe Ronaldo de comentar, como convidado, os jogos da Seleção, com espírito de independência e isenção que sua trajetória permite. Qualquer pesquisa pode demonstrar que Ronaldo já criticou publicamente alguns desses jogadores. Foi a independência de Ronaldo e o seu conhecimento que levou a Globo a chamá-lo a ser comentarista convidado",– diz o esclarecimento da emissora.

Fonte: Terra, www.terra.com.br