SEÇÕES

Rejeitado pela família, mexicano muda destino com a natação

“O esporte me salvou”, diz nadador mexicano

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O roteiro da vida de Arnulfo Castorena teve começo trágico e caminhava para um fim nada feliz. Perdeu a mãe tão logo nasceu, por complicações no parto. Sem um braço e com malformação nas duas pernas, acabou rejeitado pelo pai. A avó que o acolheu, também morreu quando ainda era criança. Na adolescência, encarou a violência doméstica na casa de parentes, rotina de pedinte nas ruas de Guadalajara e a tentação das drogas. Mas o cenário que apontava para um futuro incerto foi reconstruído com a ajuda do esporte. Por meio da natação, o mexicano começou a mudar sua história e hoje, aos 38 anos, relata orgulhoso os bonitos capítulos de suas cinco Paralimpíadas.

- A natação me salvou. Se não fosse o esporte, talvez eu estivesse nas drogas, não estaria aqui para minha quinta Paralimpíada. Tenho cinco medalhas, tenho ouro prata e bronze, além de alguns recordes. Tenho minha esposa, meus filhos, que são o meu motor. Graças a deus, consegui tudo isso e pude seguir adiante na vida - afirmou Arnulfo, com sorriso no rosto.

Órfão de mãe e abandonado pelo pai, o mexicano conheceu a natação pouco depois dos seis anos de idade, quando deixou a casa da avó, em Guadalajara, para morar em um internato para crianças com deficiência, na Cidade do México. Foi lá que teve os primeiros contatos com a piscina. No entanto, aos 12, acabou mandado de volta para sua terra natal. Com a avó já falecida, passou a viver em casas de parentes, onde não encontrava nenhum tipo de suporte. Pelo contrário. Chegou a precisar pedir dinheiro nas ruas.

- A verdade é que minha vida foi muito difícil. Não tive apoio da minha família. Praticamente me criei nas ruas. Fui morar com uma tia, mas a partir dos 14, 15 anos, tive que aprender a seguir sozinho. Tinha que pedir dinheiro nas ruas para seguir adiante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos