São Paulo espanta "trauma caseiro", goleia Ceará e dorme em 2º no Brasileiro

São Paulo espanta "trauma caseiro", goleia Ceará e dorme em 2º no Brasileiro

Juan abriu caminho para a goleada do São Paulo no Morumbi

O São Paulo deu mostras de que deixou para trás as más apresentações no Morumbi no Campeonato Brasileiro e, neste sábado, conquistou sua segunda vitória seguida como mandante. Com gols dos laterais Juan e Piris e dos meio-campistas Casemiro e Rivaldo, o time tricolor fez 4 a 0 no Ceará, faturou seu sexto triunfo em casa na competição e garantiu provisoriamente a vice-liderança da tabela, aumentando a crise do adversário nordestino.

Antes deste sábado, o São Paulo havia vencido sete vezes como visitante no Brasileiro e apenas cinco como mandante. Mesmo com a goleada sobre o Ceará nesta 24ª rodada, aliás, a equipe do Morumbi segue com mais pontos conquistados longe de casa: 23, dos 44 já somados.

Apesar da vitória, o São Paulo não conseguiu assumir nem provisoriamente a liderança do campeonato. O time tricolor alcançou os 44 pontos e superou o arquirrival Corinthians, que tem 43 e faz o clássico paulista da rodada contra o Santos no domingo. Contudo, o Vasco goleou em casa o Grêmio também neste sábado e chegou aos 45.

Enquanto isso, o Ceará acumulou sua quinta partida de jejum, apesar da estreia do técnico Estevam Soares, substituindo o demitido Vagner Mancini. Sem vencer no Brasileiro desde que fez 3 a 0 no Bahia em 28 de agosto, a equipe alvinegra amargou ainda sua terceira derrota ao longo da série negativa e seguiu ameaçada pelo rebaixamento: é 15º, com 27.

Apesar do mau momento, o Ceará começou a partida deste sábado dando trabalho para o São Paulo, que só conseguiu abrir o marcador no final do primeiro tempo. Antes, o atacante Henrique chegou a acertar a trave nos minutos iniciais de partida após cabeçada na pequena área e um leve desvio do goleiro Fernando Henrique.

Ainda que demonstrasse maior poder ofensivo durante os 45 minutos iniciais, o São Paulo teve problemas para conseguir furar a marcação alvinegra. Quando levou perigo, Lucas buscou o ângulo de Fernando Henrique em uma bomba de fora da área, mas o arqueiro do Ceará conseguiu fazer uma defesa de mão trocada aos 37min. Dois minutos depois, Casemiro tentou de cabeça, mas mandou para fora.

Os visitantes tampouco se acanharam nos 45 minutos iniciais no Morumbi e assustaram a torcida tricolor em duas jogadas do lateral Vicente. Na primeira, o ala cruzou para Washington, que cabeceou em cima de Rogério Ceni aos 21min. Depois, aos 40min, ele bateu cruzado e o arqueiro são-paulino conseguiu espalmar.

Quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate sem gols, os laterais da equipe mandante fizeram a diferença. Primeiro foi Juan, que apareceu na área para escorar de cabeça um cruzamento de Carlinhos Paraíba da esquerda e inaugurar o marcador aos 42min. Dois minutos depois, o paraguaio Piris fez o segundo depois de receber de Casemiro.

No segundo tempo, apesar de começar a etapa mais ofensivo, o Ceará viu o São Paulo confirmar a goleada no Morumbi. Primeiro foi Casemiro, que fez um golaço de fora da área aos 21min, chutando no ângulo de Fernando Henrique.

Aos 27min foi a vez do veterano Rivaldo, completando de primeira um cruzamento de Juan, definindo os 4 a 0. Aos 44min, em jogada de contragolpe, Cícero desperdiçou o quinto após receber passe de letra de Rivaldo e isolar por cima do gol.

Agora, o São Paulo volta suas atenções para o clássico de quarta-feira contra o Corinthians, de quem perdeu por 5 a 0 no primeiro turno. Os dois rivais paulistas ficarão frente a frente às 21h50 (de Brasília), novamente no Morumbi. O Ceará também medirá forças com outro paulista: o Palmeiras, em duelo programado para a noite de quinta-feira, no Canindé.

Ficha técnica

Fonte: Terra, www.terra.com.br