São Silvestre: Queniano dispara no fim e vence no masculino; brasileiro vai ao pódio

São Silvestre: Queniano dispara no fim e vence no masculino; brasileiro vai ao pódio

Brasileiro Giovani dos Santos ficou em quarto; vencedor foi Edwin Kipsang

Os quenianos não deram chance aos adversários nesta segunda-feira e venceram também a prova masculina da corrida de São Silvestre 2012. Edwin Kipsang foi o campeão, seguido pelos compatriotas Joseph Aperumoi e Mark Korir, que disputaram até o final, mas viram o colega disparar na reta final e vencer com folga.

Brasileiro cotado para brigar pela vitória, Giovani dos Santos conseguiu o quarto lugar. Quem completou o pódio de cinco degraus foi o marroquino Hafid Chani.

A corrida

Os representantes do continente africano dominaram a prova desde o início. Giomar Pereira da Silva, do Cruzeiro, chegou a acompanhar o grupo até a região do Estádio do Pacaembu, mas deixou o pelotão rapidamente e a briga pela vitória ficou restrita aos estrangeiros.

Os quenianos Edwin Kipsang, Mark Korir e Joseph Aperumoi imprimiram um ritmo forte e passaram a disputar a liderança. O último foi contratado para representar o Cruzeiro, que poucos minutos antes contou com a queniana Maurine Kipchumba para vencer.

O brasileiro Giovani dos Santos, campeão da Volta da Pampulha e principal esperança de vitória do Brasil na São Silvestre, não chegou a participar diretamente da disputa pela liderança, mas se manteve a uma distância razoável do grupo que liderava a prova.

Mais inteiros, Edwin Kipsang e Mark Korir aceleraram e passaram a liderar a corrida de forma confortável na altura do nono quilômetro. Na subida da Brigadeiro Luís Antônio, em um ritmo impressionante, o primeiro se desgarrou e partiu para conquistar a vitória.

Aperumoi reagiu nos últimos metros e chegou a ultrapassar Korir. Ainda que tenha demonstrado força na parte final, o representante do Cruzeiro não conseguiu alcançar o compatriota Kipsang. Giovani dos Santos cruzou a linha de chegada no quarto lugar e foi o melhor brasileiro.

Confira os cinco primeiros colocados da São Silvestre 2012

1 - Edwin Kipsang (Quênia): 44min04s

2 - Joseph Kachapin Aperumoi (Quênia): 44min14s

3 - Mark Korir (Quênia): 44min20s

4 - Giovani dos Santos (Brasil): 44min50s

5 - Hafid Chani (Marrocos): 45min54s

Fonte: Terra, www.terra.com.br