UFC: Sem dieta, Belfort aposta em velocidade para vencer Jones

Nutricionista do brasileiro, Mike Dolce conta que lutador está cerca de seis quilos acima do limite da divisão meio-pesado


Sem dieta para ganhar massa, Belfort aposta em velocidade contra Jones

Apesar de estar subindo de categoria de peso para desafiar Jon Jones pelo cinturão peso-meio-pesado (até 93kg), o brasileiro Vitor Belfort não está fazendo nenhuma alimentação especial para ganhar massa. Segundo seu nutricionista, Mike Dolce, o lutador carioca, que vinha atuando como peso-médio (até 84kg) nos últimos quatro anos, vai apostar na velocidade para derrubar "Bones" Jones.

O limite exato do peso-meio-pesado é de 93kg, marca máxima que os lutadores devem bater no dia da pesagem oficial, na véspera da luta. No dia do combate, os atletas costumam recuperar o peso cortado na última semana de treino. Dolce, porém, quer que Belfort recupere, no máximo, três quilos para a grande noite.

- Na segunda-feira antes da luta, ele provavelmente vai pesar entre 95,2kg e 96,2kg. Nosso objetivo é que ele lute com 94,3kg. Este é meu objetivo. Em algum estágio entre 94,3kg e 96,2kg. Nós conhecemos seu corpo e ele atua melhor quando está perto de 95kg. Estou mirando 94,3kg porque ele não tem de ser maior do que Jon Jones, ele apenas precisa ser mais rápido. Ele é mais rápido que Jon com 99,8kg; com 94,3kg, Vitor é mais rápido que muitos pesos-leves. Qualquer um que treinou com Vitor vai te dizer que ele é o cara mais rápido com quem já treinou. Então vamos maximizar poder, velocidade e resistência nesse peso - disse Mike Dolce ao site oficial do UFC.

De acordo com o nutricionista, Vitor Belfort está, no momento, com pouco menos de 99kg. Para ele, a maior mudança na preparação para o corte de peso do brasileiro é justamente precisar de menos tempo de dieta especial.

- Tipicamente, começamos a preparar para o corte de peso nas últimas três semanas. Então a dieta muda com três semanas restando, depois com 10 dias restando, e depois com cinco dias. Com o Vitor competindo na 93kg, não temos de mudar nada até faltar 10 dias. Normalmente, no peso-médio, Vitor tem de cortar nove quilos para bater o peso, mas acho que ele está andando com cerca de 98,8kg agora. O peso está saindo fácil. Ele está incrível, parece pronto para a balança hoje. Quero ele alimentado e hidratado, seco e limpo quando pisar na balança. Então ele será a melhor versão do Vitor Belfort na balança e na jaula - afirmou.

Dolce deu ainda detalhes sobre a alimentação de Belfort. Desde que começou a trabalhar com o nutricionista, antes de sua luta com Anderson Silva, o brasileiro cortou quase todos os suplementos alimentares de sua dieta e diminuiu sua ingestão de proteína animal pela metade. Segundo Dolce, entre shakes naturais, frutas e outros alimentos, Belfort consome entre 2 mil e 3 mil calorias por dia.

- Não sou fã de contar calorias quando falamos de necessidades nutricionais. Simplesmente porque nossos gastos nutricionais variam drasticamente dia a dia. Então sempre pensei que contar calorias é incorreto. Se você se fecha com uma certa quantidade de calorias por dia, então você ou vai comer menos ou vai comer mais do que deveria a qualquer dia. Ensino meus atletas a comer baseado no que você precisa recuperar e para o que você está se preparando - explicou Mike Dolce.

Vitor Belfort enfrenta Jon Jones pelo cinturão dos pesos-meio-pesados no UFC 152, no próximo dia 22 de setembro. Confira o card completo:

UFC 152

22 de setembro de 2012, em Toronto, Canadá

CARD PRINCIPAL

Jon Jones x Vitor Belfort

Joseph Benavidez x Demetrious Johnson

Michael Bisping x Brian Stann

Matt Hamill x Vladimir Matyushenko

Cub Swanson x Charles do Bronx

CARD PRELIMINAR

Igor Pokrajac x Vinny Magalhães

T.J. Grant x Evan Dunham

Sean Pierson x Lance Benoist

Jimy Hettes x Marcus Brimage

Seth Baczynski x Simeon Thoresen

Mitch Gagnon x Walel Watson

Kyle Noke x Charlie Brenneman

Fonte: Sportv