Sem Messi em campo, Barcelona consegue vitória magra

Sem Messi em campo, Barcelona consegue vitória magra

Com o resultado, o Barça chegou aos nove pontos, se igualou ao Valencia e ficou a um do Real Madrid

Sob os olhares de Lionel Messi, que não participou da partida por conta de uma contusão no tornozelo direito e assistiu ao confronto da tribuna de honra, o Barcelona veceu o Sporting Gijon por 1 a 0, no Camp Nou, com um gol de David Villa. O time catalão sentiu a ausência do argentino, principalmente na etapa inicial, mas conseguiu dar conta do recado no segundo tempo. O brasileiro Daniel Alves foi um dos destaques da partida.

Com o resultado, o Barça chegou aos nove pontos, se igualou ao Valencia e ficou a um do Real Madrid, líder do Campeonato Espanhol. O time de Mestalla tem um jogo a menos e pode reassumir a liderança da competição.

No último fim de semana, Messi levou uma entrada desleal do tcheco Ujfalusi, do Atlético de Madri, e torceu o tornozelo. O lance causou revolta nos companheiros do argentino, que foram a público reclamar da jogada do rival, que foi suspenso pela federação espanhola por dois jogos. A vitória nesta quarta-feira foi dedicada ao argentino.

Além de Messi, que foi substituído por Bojan, o Barça entrou em campo com outras duas alterações. O zagueiro Piqué deu lugar a Gabriel Milito e o atacante Pedro saiu para a entrada de Keita. Sem o argentino, Villa atuou mais pelo lado esquerdo, e Iniesta pela direita. Na etapa final, os papéis se inverteram.

Barça pressiona, mas não sai do zero diante do Gijon

Na etapa inicial, com Bojan na vaga de Messi, o Barcelona tentou tomar a iniciativa do jogo, mas era contido pela forte marcação do Sporting Gijon. Sem poder de penetração, principalmente por conta da ausência do camisa 10, os donos casa buscavam acertar o gol de Cúellar com chutes de fora da área. David Villa era o mais acionado pelos armadores.

E foi justamente em dois arremates do atacante espanhol que o Barça assustou os visitantes. Na primeira oportunidade, aos cinco, Villa chutou do bico da grande área e o goleiro defendeu em dois tempos. O outro lance aconteceu aos 43. O camisa 7 arriscou pelo lado direito do gol do Gijon e acertou a rede pelo lado de fora.

No fim da primeira etapa, o atacante Bilic se desentendeu com Busquets após uma falta no meio-campo. O croata foi contido por Puyol, mas mesmo assim acabou advertido com o cartão amarelo pelo árbitro da partida.

Aos quatro, Villa não perdoou. Daniel Alves deu um ótimo passe para o espanhol. O camisa 7 do Barça invadiu a área e tocou na saída de Cúellar: 1 a 0. Esse foi o primeiro gol do atacante atuando no Camp Nou. Na arquibancada, aplausos de Messi.

Quem também se destacou na partida foi o brasileiro Daniel Alves. Além do passe para o gol de Villa, o lateral-direito se movimentou e quase deixou a sua marca aos 34 minutos da etapa final. Após cruzamento de Pedro, o jogador dividiu com um zagueiro de Gijon e por pouco não ampliou o marcador.

Aos 40, Villa quase fez o segundo. O jogador recebeu na entrada da área e tentou encobrir o goleiro Cúellar, que estava adiantado. A bola saiu por pouco, arrancando aplaudos dos torcedores que estiveram no estádio catalão.

No fim, mesmo sem Messi, que deve desfalcar a equipe por mais três partidas, o Barça garantiu três pontos e se aproximou dos líderes da competição.

Confira os resultados da quarta rodada do Campeonato Espanhol

Terça-feira

Athletic de Bilbao 3 x 0 Mallorca

Osasuna 3 x 1 Real Sociedad

Real Madrid 3 x 0 Espanyol

Quarta-feira

Zaragoza 0 x 0 Hércules

Almería 0 x 1 Levante

Barcelona 1 x 0 Sporting Gijón

Valencia x Atlético de Madri

Quinta-feira

Getafe x Málaga

Villarreal x La Coruña

Sevilla x Racing Santander

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com