Série B inicia nesta 6ª cheia de "vovôs" e dominada por times das regiões SE e NE

Apesar de a Série B deste ano ter 8 novas equipes, o número de regiões (4) e Estados (11) participantes é praticamente o mesmo da edição de 20111

Assim como de costume, muitos clubes apostam na experiência de jogadores consagrados (ou rodados) para levar o time ao sucesso na competição. A Série B do Campeonato Brasileiro, que começa na noite desta sexta-feira, não fugiu a esta "regra".

No ano passado, o atacante Alessandro (29 anos), ex-Ipatinga, terminou com a artilharia da Série B, com 21 gols. Na segunda colocação, ficou Fábio Júnior (33 anos), do América-MG ? ambos, aliás, irão fazer dupla de ataque pelo clube mineiro na Séria A de 2011. Já a terceira posição foi divida entre Roni (34 anos), mais um ?vovô?, e Ciro, jovem de 22 anos. Portanto, a experiência foi decisiva e os jogadores bastante rodados foram os destaques da competição do ano passado quando o assunto foi ?balançar as redes adversárias?.

Apesar de a Série B deste ano ter oito novas equipes, o número de regiões (quatro) e Estados (onze) participantes é praticamente o mesmo da edição de 2010, uma vez que somente o Distrito Federal deixou de ser representado com a queda do Brasiliense para a terceira divisão. Se somarmos os clubes do Sudeste e do Nordeste nesta edição, ao todo são 16, teremos 80% dos times.

O domínio continua sendo da região sudeste, que manteve o número de nove representantes, sendo que São Paulo lidera a lista com sete equipes participantes (Americana, Bragantino, Grêmio Barueri, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa e São Caetano. Minas Gerais e Rio de Janeiro com time cada, respectivamente Ituiutaba e Duque de Caxias, completam o esquadrão que corresponde a quase 50% dos clubes da Série B.

Outra região que também está fortemente representada nesta edição do troneio é a Nordeste. Ao todo são sete times divididos em cinco Estados. Pernambuco continua com mais participantes desta faixa do País na Série B, neste ano, Sport e Náutico brigarão pelo acesso com o Salgueiro, que subiu da terceira divisão.

Fonte: UOL