Sétima Copa Paraolímpica reúne 200 atletas em Teresina

A Copa Paraolímpica volta com força total

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após dois anos suspensa, a Copa Paraolímpica veio com força total. Em sua 7ª edição, o evento faz parte da programação do aniversário de 163 anos de Teresina e reúne 200 atletas em 12 modalidades esportivas. A abertura oficial aconteceu na manhã da sexta-feira, 14, no Ginásio do Sesc, Bairro Ilhotas, e está previsto para encerrar hoje (15).

Para comprovar que pessoas com deficiência podem sim ter boa desenvoltura nas mais diversas práticas esportivas e ainda traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental no processo de reabilitação, a prefeitura de Teresina, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) tem investido em competições voltadas aos paratletas.

Segundo o prefeito Firmino Filho, o esporte representa uma boa maneira de realizar a inclusão social. “Nós temos esse compromisso de promover o esporte e a inclusão, então a Copa Paraolímpica reúne essas duas tradições. 

Esses jogos paraolímpicos não é apenas uma forma de incentivarmos o esporte, mas principalmente para demonstramos nossa vontade de incluir. O esporte é uma boa forma de incluir”, afirma.

O secretário da Semel, Galba Coelho, diz que além do processo de inclusão, a Copa Paraolímpica proporciona felicidade aos atletas. “Os esportes paraolímpicos são um movimento mundial e Teresina tem carência de uma atenção maior a esses atletas. 

Com a realização da Copa Paraolímpica, tivemos a preocupação em dar visibilidade aos paratletas, já que o processo de inclusão é lento. O resultado de tudo isso é a felicidade deles em participar do evento, pois aqui eles são os protagonistas”, ressalta.

De acordo com Mauro Eduardo, secretário do Seid, a prática de esporte contribui positivamente no processo de reabilitação, por melhorar a qualidade de vida e ainda na influência na autoestima.

“O esporte é peça fundamental na reabilitação. No CEIR, temos a reabilitação esportiva, como forma de melhorar o condicionamento físico e de levantar a autoestima desses atletas que têm alguma deficiência” garante.

Mauro Eduardo acredita que o investimento em esporte paraolímpico pode render participação de atletas locais em campeonatos mundiais. “Hoje, nós sabemos que o esporte paraolímpico está em alta e Teresina não podia ficar de fora. 

A ideia é preparar esses atletas para que próximo ano eles possam representar o nosso Estado nas paraolimpíadas no Rio de Janeiro”, pontua.

Após as competições, que tiveram início na última quarta-feira, 12, a Semel vai promover, na última semana deste mês, a premiação dos atletas que obtiverem melhores resultados em cada modalidade esportiva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES