"Só para baixinhos": concorrentes de Massa seriam muito altos para Ferrari

Segundo revista, altura de Webber e Hulkenberg teria pesado contra



A reação de Felipe Massa no campeonato e o comprometimento com a Ferrari foram determinantes para o brasileiro renovar com a equipe para 2013. Porém, segundo o site alemão ?Auto Motor und Sport?, um outro detalhe contribuiu para a permanência do piloto: sua baixa estatura. A publicação afirma que a altura de dois dos pilotos especulados em seu lugar, Mark Webber e Nico Hulkenberg, pesou contra. Ambos medem 1,84m, contra 1,66m de Massa.

A teoria da revista alemã explica que o carro da Ferrari foi construído com base em dois pilotos baixos, já que Fernando Alonso é apenas 5cm mais alto do que Felipe. E como haverá uma grande alteração do regulamento técnico em 2013, nenhum time quis mudar drasticamente seu chassi.

De acordo com o site, o australiano da RBR ? que admitiu conversas com a Ferrari no início do ano ? confirmou a história durante o GP da Índia. Já Nico Hulkenberg não quis comentar o assunto, mas reconheceu que sua altura é um problema. O alemão, que troca a Force India pela Sauber em 2013, conta que os engenheiros precisam fazer adaptações nos chassis para evitar que a cabeça de pilotos altos como ele fiquem ?coladas à caixa de ar?, localizada logo acima do cockpit.

A Fórmula 1 está em Abu Dhabi, para a 18ª e antepenúltima etapa da temporada. No segundo treino livre desta sexta-feira, o ?baixinho? Felipe Massa foi o oitavo. Os ?altinhos? Webber e Hulkenberg ficaram, respectivamente, em quarto e 13º. O mais rápido foi Sebastian Vettel, da RBR.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com