Suécia vence com um golaço de Ibrahimovic, mas França passa em segundo

Suécia vence com um golaço de Ibrahimovic, mas França passa em segundo

Com os resultados da rodada, os ingleses terminaram a primeira fase com sete pontos

No sufoco, a França conquistou nesta terça-feira sua vaga para as quartas de final da Eurocopa 2012. Jogando no Estádio Olímpico de Kiev pela terceira rodada do Grupo D, o time do técnico Laurent Blanc foi derrotado pela Suécia por 2 a 0, com direito a um bonito gol de Zlatan Ibrahimovic; no entanto, foi beneficiado pela vitória da Inglaterra sobre a Ucrânia por 1 a 0, que eliminou os anfitriões antes mesmo da fase de mata-mata.

Com os resultados da rodada, os ingleses terminaram a primeira fase com sete pontos, contra quatro dos franceses. Ucranianos e suecos terminaram com três pontos e se despediram. Assim, o time inglês enfrentará o segundo colocado do Grupo C nas quartas de final, a Itália; já a França terá a dura missão de encarar a Espanha, primeira colocada da outra chave e atual campeã do torneio.

Mesmo entrando em campo já eliminada, a Suécia deu trabalho desde o começo para a esperançosa França e se despediu com classe. O time francês conseguiu boa chance aos 8min do primeiro tempo, em tiro cruzado de Ribéry que Isaksson espalmou; no entanto, os escandinavos passaram ainda mais perto do gol aos 11min, em arrancada de Toivonen pela direita - o atacante ganhou de Mexes e driblou o goleiro Lloris, mas ficou sem ângulo e chutou no pé da trave.

Com um jogo aberto, os dois times trabalhavam a bola em busca de oportunidades. Aos 35min, na melhor oportunidade francesa no fim do primeiro tempo, Ben Arfa avançou pela esquerda e bateu da entrada da área, mandando a bola rente ao travessão de Isaksson. Ainda antes do intervalo, os gauleses tiveram mais duas oportunidades, com Benzema e Ben Arfa - a primeira, aos 41min, passou longe, enquanto a segunda, aos 43min, desviou na zaga.

Os franceses ainda tiveram nova chance aos 8min do segundo tempo, em bomba de Diarra que Isaksson defendeu. Na resposta, a Suécia reagiu e conseguiu seu gol, graças ao astro Ibrahimovic: após cruzamento da esquerda, o atacante do Milan acertou um bonito voleio de direita e mandou no canto de Lloris. De quebra, aos 13min, o mesmo Ibrahimovic acionou Wilhemsson na área, mas o bom chute do camisa 21 foi defendido pelo goleiro.

Melhor em campo na etapa final, a Suécia contava com a criatividade de Wilhemsson e com as boas defesas de Isaksson - como no chute de M"Vila aos 26min, que o goleiro caiu para o lado e defendeu com os antebraços. Porém, aos 37min, Ménez recebeu de Ribéry e chutou cruzado, parando na defesa com o pé do inspirado camisa 1. Aos 41min, Kallstrom tabelou e chutou pela direita.

No fim, aos 46min, Larsson aproveitou a bola na área e chutou com força após o rebote do travessão, fazendo 2 a 0 e vitória. Agora, a França volta a entrar em campo no dia 23, quando enfrenta a Espanha em Donetsk - quem passar, pega o vencedor de República Checa x Portugal. No dia seguinte, Inglaterra e Itália medem forças em Kiev, definindo o adversário de Alemanha ou Grécia.

Ficha técnica

SUÉCIA 2 X 0 FRANÇA

Gols

SUÉCIA: Ibrahimovic, aos 9min do segundo tempo; Larsson, aos 56min do segundo tempo

SUÉCIA: Isaksson; Granqvist, Mellberg, J. Olsson e Martin Olsson; Kalstrom e Larsson; Svensson (Holmén), Bajrami (Wilhemsson) e Ibrahimovic; Toivonen (Wernbloom)

Treinador: Erik Hamrén

FRANÇA: Lloris; Debuchy, Rami, Mexés e Clichy; M"Vila (Giroud), Diarra e Nasri (Menez); Ben Arfa (Malouda), Ribéry e Benzema

Treinador: Laurent Blanc

Cartões amarelos

SUÉCIA: Svensson e Holmén

FRANÇA: Mexés

Árbitro

Pedro Proença (POR)

Local

Estádio Olímpico, em Kiev (UCR)

Fonte: Terra