Superação sobre duas rodas: embrapianos enfrentaram o Rally Cerapió e já pensam em 2015

Cruzando Ceará, Piauí e Maranhão e suas paisagens de praias, serras, sertões, cerrado e matas.

Cerca de 400 quilômetros percorridos de bicicleta, sobre asfalto, carroçal ou areia. Cruzando Ceará, Piauí e Maranhão e suas paisagens de praias, serras, sertões, cerrado e matas. Enfrentando o calor, desgaste, subidas em serra, lama, areia fofa. Esse foi o desafio superado por Alisson Cardoso e Kleibe Moraes, respectivamente analista e pesquisador da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), nos quatro dias de competição da 27ª edição do rally Cerapió, entre os dias 28 e 31 de janeiro deste ano.

 

Ao fim de todo o percurso, os resultados foram considerados muito satisfatórios para quem disputava uma competição longa pela primeira vez: entre os 19 participantes na categoria de 30 a 40 anos de idade, Alisson foi o 12º colocado e Kleibe o 13º. ?Nós brincávamos que a meta era não ficar em último. Acabamos deixando bons competidores para trás?, ressaltou Alisson. Os dois comemoraram também a superação de seus limites. ?Nunca tinha pedalado por quatro dias seguidos. O cansaço e o calor nos faziam, em alguns momentos, pensar que não íamos conseguir?, disse Kleibe. Para Alisson, que afirmou ter sofrido com dores musculares e com obstáculos como ter furado o pneu da bicicleta três vezes, o preparo psicológico se mostrou tão importante quando o condicionamento físico para completar a prova: ?se você não tiver foco, você desiste mesmo?.

 

Após a conquista, os próximos desafios já estão traçados: para 2015 mais uma edição do rali ? que passa a se chamar Piocerá (ano ímpar). Os atletas traçam treinos mais específicos e com antecedência ? e uma meta maior: o Brasil Ride, com seus 700 quilômetros de percurso entre áreas montanhosas na Chapada Diamantina. Mais do que participar das provas, para os dois, o ciclismo traz oportunidades de integração e qualidade de vida. ?O esporte faz com que tenhamos boas amizades, nos proporcione uma sensação de liberdade, de contato com a natureza?, frisou Kleibe. Alisson, que chegou a passar um ano sem treinar por conta de uma cirurgia no joelho, falou que ter treinado e disputado uma prova como essa ? tendo perdido 18 quilos em seis meses de treino ? é uma ?realização muito grande?.


Superação sobre duas rodas: embrapianos enfrentaram o Rally Cerapió e já pensam em 2015

Superação sobre duas rodas: embrapianos enfrentaram o Rally Cerapió e já pensam em 2015

Fonte: Assessoria