T. Pereira conquista Copa do Mundo com antecipação e recorde

T. Pereira conquista Copa do Mundo com antecipação e recorde

Thiago Pereira é também o primeiro brasileiro a chegar no topo e o que mais venceu provas em uma mesma temporada em toda a história do circuito

O circuito da Copa do Mundo de Natação 2010 ainda não acabou, mas Thiago Pereira já pode ser coroado como o rei da competição da Federação Internacional de Natação (FINA). Com as vitórias obtidas na penúltima etapa, em Moscou, nestas terça e quarta-feira, ninguém pode mais ultrapassar o nadador brasileiro no ranking geral.

Thiago Pereira é também o primeiro brasileiro a chegar no topo e o que mais venceu provas em uma mesma temporada em toda a história do circuito, que existe desde 1979. A Copa ainda não terminou e ele já tem 18 medalhas de ouro e 20 no total. Antes dele, o recorde de vitórias do Brasil pertencia a Kaio Márcio Almeida, que conquistou nove ouros na temporada de 2005/2006.

Antes da etapa de Moscou, Pereira somava 113 pontos. Na Rússia, ele faturou as medalhas de ouro dos 400 m, 100 m e 200 m medley. Nesta última prova, o título do nadador brasileiro se confirmou, pois ele venceu o sul-africano Darian Townsend, 56 pontos, único que teria chance matemática de ultrapassá-lo no ranking (os pontos são obtidos de acordo com os melhores índices técnicos em cada etapa do circuito, e não pelo número de medalhas obtidas).

Após a etapa final, entre os dias seis e sete de novembro, em Estocolmo, na Suécia, Pereira será o primeiro do País a realizar o feito de chegar ao topo do ranking e faturar a premiação final de US$ 100 mil (R$ 170 milhões) para o ganhador do circuito. Antes, apenas o próprio brasileiro havia sido terceiro lugar, no ranking final da Copa do Mundo de 2007.

O Brasil chegará a Estocolmo com 92 medalhas no circuito de 2010. Em Moscou, também subiram ao pódio João Gomes Júnior para ganhar a prata nos 50 m (26s96) e 100 m peito (58s94) e Lucas Salatta para o bronze dos 200 m borboleta (1m54s74). Na etapa decisiva, o time brasileiro terá Thiago Pereira, Henrique Rodrigues, Guilherme Guido e Leonardo de Deus, com o técnico André Ferreira à frente da equipe.

A Seleção Brasileira adulta de natação já se prepara para um dos maiores desafios do ano, o Campeonato Mundial em Piscina Curta, que acontecerá em Dubai, em dezembro. A equipe sai do país para aclimatação no Kuwait, no dia 8 do próximo mês.

Thiago Pereira, que precisa se recuperar após a maratona de sete etapas da Copa do Mundo, não estará no time, mas a equipe brasileira é a mais forte de todos os tempos com nomes como Cesar Cielo e Kaio Márcio Almeida.

Fonte: Terra, www.terra.com.br