Técnico da seleção, Felipão é o 9º melhor do século; Parreira está na lista

Felipão supera Guardiola e é eleito o nono melhor técnico do século; Alex Ferguson lidera

A Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou nesta sexta-feira o ranking dos melhores técnicos do século 21. E o nome treinador da seleção brasileira aparece entre os dez melhores colocados da lista. Luiz Felipe Scolari foi eleito o nono melhor treinador do mundo nos últimos anos.

O líder do ranking é o treinador do Manchester United, Alex Ferguson. Ele está à frente do time inglês há 27 anos, desde 1986 e já conquistou 34 títulos com o clube. Apenas seis pontos atrás do escocês o ranking, José Mourinho é o segundo colocado e, segundo a IFFHS, deve ocupar o lugar de Ferguson em alguns anos.

Melhor brasileiro colocado no ranking com 199 nomes, Felipão ficou com o nono lugar, à frente de Pep Guardiola, em 15º. Atrás de Arsene Wenger, da França, Fabio Capello, da Itália, Vicente del Bosque, da Espanha, Marcelo Bielsa, da Argentina e Guus Hiddink, da Holanda.

Outros 16 brasileiros, como Parreira, Dunga e Tite também aparecem na lista da IFFHS.

O ranking foi determinado com base nos dois rankings anuais promovidos pela federação, de melhor técnico de clube e de melhor técnico de seleção, dos últimos anos. Foram considerados os 20 primeiros colocados de cada ranking, que receberam pontos de acordo com a colocação em cada ano, sendo 20 pontos ao primeiro colocado, 19 para o segundo, 18 para o terceiro, seguindo assim gradativamente. Se o ranking mundial anual avaliado compreender mais de 20 treinadores, os treinadores de partir 21 º lugar não recebem pontos. Já no caso de rankings com menos de 20 treinadores (com base nas regras fixas), não serão atribuídos pontos para os lugares desocupados.

Fonte: UOL