Tiago Camilo acerta ippon em mexicano e vai à final lutar pelo bi

Tiago Camilo acerta ippon em mexicano e vai à final lutar pelo bi

As finais do judô em Guadalajara terão início às 20h (de Brasília) desta quinta-feira

Com um golpe certeiro em um momento de desatenção do mexicano Isao Cardenias, Tiago Camilo garantiu vaga na final do judô peso médio dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nesta quinta-feira, ele conseguiu um ippon na semifinal para se manter na briga pelo bicampeonato - conquistou o ouro em 2007, no Rio de Janeiro.

As finais do judô em Guadalajara terão início às 20h (de Brasília) desta quinta-feira. Tiago Camilo brigará pelo ouro contra o cubano Asley Gonzalez, que eliminou o americano Jacob Ryan Larsen na outra semifinal da categoria peso médio.

Isao Cardenias tomou a iniciativa do combate e manteve Tiago Camilo bem ocupado durante o começo da luta, o que causou uma punição ao brasileiro. O mexicano foi punido pelo mesmo motivo. Pouco depois, em uma ação rápida, Tiago derrubou o adversário com as costas no chão e conseguiu o ippon.

A vitória do brasileiro frustrou a torcida mexicana, que fez grande pressão repetindo o costumeiro "si se puede". Classificado, Tiago Camilo não quis dar declarações ao deixar a área de disputas.

Com dois wazaris, o brasileiro estreou com vitória no Pan-Americano em Guadalajara: eliminou o canadense Alexandre Emond depois de dominá-lo totalmente no tatame. Evitou as poucas tentativas de golpes do rival e o manteve constantemente na defensiva, triunfando com facilidade.

Em Guadalajara, ele defende o título: ficou com a medalha de ouro no Pan do Rio de Janeiro, em 2007. Além disso, tem duas conquistas olímpicas: prata nos Jogos de Sidney, na Austrália, em 2000, e bronze em Pequim, na China, em 2008. Recentemente, no entanto, foi mal no Mundial de Paris, na França, e sequer conseguiu alcançar o pódio - não foi além das oitavas de final.

Fonte: Terra