Tite "culpa" os jogadores por boa fase e liderança do Corinthians

Tite acredita que o comprometimento do elenco, do treinador e da diretoria é determinante para que os títulos sejam conquistados

Depois de fazer sucesso nos rivais Grêmio e Internacional, Tite busca um título por um grande clube de São Paulo para ganhar ainda mais notoriedade. Mas, com o Timão líder e em grande fase no Campeonato Brasileiro, o treinador prefere não exaltar suas qualidades. Para ele, o mérito maior pelo grande momento está nos pés dos jogadores.

- A base é a qualidade dos atletas. Não são minhas palavras, mas uma ideia do mestre Parreira que eu assino embaixo: a essência do futebol é a qualidade do atleta ? afirmou.

Tite acredita que o comprometimento do elenco, do treinador e da diretoria é determinante para que os títulos sejam conquistados. O técnico cita a atual campeã mundial Espanha como exemplo e entende que até com a troca de comando é possível seguir em alta.

- É o conjunto da obra. Nós (treinadores) procuramos tempo para mostrar nosso trabalho. Colocar que a equipe está bem por causa do treinador não é correto. O grande mérito da seleção espanhola foi ter comprado a ideia. Se sai o Antônio, qual é o técnico com o perfil parecido ao dele? É o José. Depois, vai sair o José, e o clube procura alguém que esteja pensando parecido. Isso tudo acaba seguindo uma trajetória vitoriosa ? ressaltou.

Com seis triunfos e um empate em sete rodadas, o Corinthians superou rapidamente o sofrimento de perder o título do Campeonato Paulista para o Santos. Tite encontrou uma formação que cresceu de rendimento desde a primeira rodada, quando venceu o Grêmio, em Porto Alegre. Danilo e Jorge Henrique, em baixa no estadual, voltaram a crescer. Mesmo assim, o comandante não considera a estratégia tática como fundamental.

- Qualidade e quantidade são os primeiros passos. Depois, passamos pelo sistema tático. Posição é diferente de função a ser exercida. Precisamos repetir a equipe para ter entrosamento e para que outras peças não sintam tanto quando entrarem ? completou.



Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com