"Com 3 vitórias em casa, Timão avança na Libertadores", diz Tite

O ponto conquistado contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, nesta quarta-feira, parece inexpressivo para o Corinthians


Tite faz contas: com três vitórias em casa, Timão avança na Libertadores

O ponto conquistado contra o Deportivo Táchira, na Venezuela, nesta quarta-feira, parece inexpressivo para o Corinthians. Mas não é. Com ele, o time depende apenas de suas forças como mandante para se classificar para a fase de mata-mata da Taça Libertadores.

Além de entender de tática, Tite se mostrou bom de matemática e ressaltou a importância do gol feito no último minuto do empate em 1 a 1 em San Cristóbal. O técnico entende que, se o Corinthians conquistar os nove pontos que disputará no Pacaembu, estará classificado para a segunda fase da Libertadores.

? Conquistamos um ponto. Agora dependemos exclusivamente de nós mesmos para nos classificarmos ? afirmou.

A conta do treinador está correta. Na Taça Libertadores do ano passado, todos os clubes que chegaram aos dez pontos conquistaram a classificação. No único grupo em que foi necessário o segundo colocado ter mais que isso, houve um empate na liderança: Santos e Cerro Porteño-PAR se classificaram com 11 pontos ganhos cada.

Para faciliar a vida da comissão técnica e deixar Tite com as contas em dia, o Corinthians terá três partidas para disputar em casa. A primeira delas será contra o Nacional-PAR, no dia 7 de março. Na quarta rodada, o Cruz Azul será o rival no Pacaembu. O último compromisso alvinegro na fase de grupos da Libertadores será diante do Deportivo Táchira.

Para o goleiro Julio Cesar, o Timão deve ter uma sequência de empates como visitante e vitórias dentro de casa conquistar seu objetivo.

? O empate dá confiança para o decorrer da competição. Se conseguirmos a cada dois jogos ? um em casa e outro fora ? marcar quatro pontos, vamos ficar bem. Precisamos vencer no Pacaembu para esse ponto conquistado lá valha ? explicou.

De acordo com a matemática de Julio Cesar, o Timão terminaria a fase de grupos com 12 pontos conquistados. Tendo como base a situação da Libertadores do ano passado, o Timão seria o líder de sua chave em todas as situações, já que nenhum segundo colocado somou mais do que 11 pontos. Ainda de acordo com a tabela de 2011, o Timão apareceria como o quinto colocado na classificação geral. Quatro times que ficaram com a liderança somaram mais do que 12 ? Cruzeiro (16), Libertad (14), Junior Barranquilla e Internacional (ambos com 13).

? Sempre é bom vencer, mas na situação que foi o jogo, com gol no fim, está muito bom. O ponto terá valor no decorrer da competição. Ponto fora de casa não pode jogar fora, todos são importantes ? concluiu Julio Cesar.

Fonte: Globo Esporte