Tite vê a Alemanha como inspiração e apoia familiares na Copa

Ambiente favorável em 2014 na Alemanha inspira técnico Tite

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o Brasil garantido na Copa do Mundo de 2018, Tite e os demais integrantes da comissão técnica da Seleção já programam as primeiras aulas de russo. A preocupação em aprender saudações básicas no idioma local como ‘bom dia’ e ‘obrigado’ faz parte de um planejamento de integração com o país-sede do Mundial. O ambiente favorável criado pela Alemanha no Brasil, em 2014, é um dos exemplos em que Tite se inspira. O legado da atual campeã no 'QG' em Santa Cruz Cabrália, na Bahia, já foi tema de discussões internas na CBF.

"O Gustavo Hofman (jornalista da 'ESPN Brasil') escreveu livro a respeito de toda essa preparação da Alemanha — '40 Dias com a Campeã do Mundo'. Pedimos que ele nos relatasse aspectos sobre privacidade e, ao mesmo tempo, boas relações. Como técnico, tenho a responsabilidade de dizer 'muito obrigado', 'bom dia', em russo. É uma relação de respeito", ressaltou Tite.

A passagem da Alemanha pelo Brasil não será esquecida. A imagem do europeu sério foi reconstruída pela integração e ações sociais com a comunidade em Cabrália. Enquanto conquistava no campo o favoritismo, fora ganhava a simpatia dos brasileiros a cada cidade em que chegava. O atacante Podolski foi um dos que mais interagiram com o público, inclusive com postagens em português nas redes sociais.

"Foi um exemplo. Mas não foi isso que venceu. Isso criou bom ambiente de trabalho. Quando a gente tem um bom ambiente, coloca para fora o nosso potencial e até os nossos erros. Fica mais fácil corrigir. A Alemanha fez isso. Se passasse o tempo e um marciano descesse aqui e dissesse: 'A Alemanha venceu de 7 a 1 e, quando deixou o estádio, a torcida aplaudiu e os caras voltaram para resenhar', ele diria que você está de sacanagem. Isso aconteceu. (...) A Alemanha foi extremamente simpática", avaliou Tite.

Nesse sentido, o técnico considera importante a presença das famílias na Rússia, assim como aconteceu com os alemães e outras seleções na última Copa. "Sempre tento equilibrar o lado profissional com o lado humano. Dentro dessa ótica, a gente tem a oportunidade de deixar os familiares próximos. Que o atleta fique voltado ao trabalho na hora do trabalho, e, na hora de lazer, se entender que ficar com a filha, a namorada ou os pais seja legal, que vai energizar, então que fique", concluiu Tite.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES