Três modalidades e três percursos para encarar o Picos Pro Race

O evento acontecerá no periodo de 30 de junho a 1º de julho

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Vem aí a 5ª edição da maior prova de mountain bike marathon do Norte e Nordeste do Brasil, a Picos Pro Race, etapa do ranking piauiense da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP e ranking nacional de maior pontuação da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC (classe XCM1). Há dois anos eleita a maior e melhor prova de mountain bike do Piauí, o evento cresceu mais e mais e pelas novidades desta edição, que acontecerá de 30 de junho a 1º de julho, na região de Picos, no sul do Piauí, considerada uma região com ótima altimetria, ideal para a prática do esporte de montanha. Já são 600 inscritos, recorde de todas as edições e das demais etapas do campeonato local. O percurso está incrível e é considerado pelos organizadores como o melhor e mais intenso das cinco edições. O evento tem a parceria com o Governo do Piauí e Prefeitura Municipal de Picos. As inscrições já haviam sido encerradas, mas um novo lotel especial foi aberto com mais 50 vagas até o próximo dia 22 de junho pelo site www.sprinta.com.br/naativa .

A cada quilômetro um novo desafio, um novo sofrimento e a certeza de superar seus limites. A direção de prova trouxe muitas novidades e a inclusão de novas categorias e modalidades. A largada e a chegada da Picos Pro Race será no Piauí Shopping, na cidade de Picos e a prova percorrerá mais dois município piauienses, Santana do Piauí e São João do Piauí, além de várias comunidades. O evento terá uma super estrutura e kits especiais para cada competidor inscrito, incluindo mochila, garrafa de água, camisa, boné. Para as categorias oficiais federadas que disputam tanto o ranking estadual, como o nacional, o percurso será incrível, com 92 km. A novidade é a inclusão da categoria Light, para os que nunca entraram numa competição, mas gostariam de participar e para essa turma um percurso leva de 22 km. A categoria que já existia nas outras competições, a Turismo, para homens e mulheres, além das categorias Junior e Juvenil, o percurso será de 26 km.

A prova deixa o Piauí Shopping com seus 600 inscritos com trecho igual para todas as categorias. Todos seguem em deslocamento para a localidade Cristovinho, do Cristovinho até a localidade Curralinho II até chegar no Curralinho I, onde haverá a divisão do percurso. Desse ponto, cerca de 10,5 km, as categorias Sport e Light encaram uma subida e retornam por trilha no sentido de Picos.

“A Picos Pro Race vem com essa super novidade, que é a inclusão de um terceiro percurso, a qual diferencia-se de competições Brasil afora, porque tradicionalmente as competições de mountain bike maratorna tem o percurso Pró – percurso oficial com maior quilometragem para as categorias oficiais federadas e o percurso para as categorias Turismo, Júnior e Juvenil, um percurso menor. A categoria Light promete e já temos muitos inscritos”, disse o diretor geral e idealizador do evento, Daniel Freitas, da Naativa Produções.

A categoria Turismo ou Sport, terá além dos atletas amadores, Júnior e Juvenil também a inclusão da E-Bike, sendo essa ultima uma categoria somente para as bikes elétricas, sendo o evento a primeira competição do Norte e Nordeste a estar incluindo essa categoria, No percurso longo Pró, além das categorias oficiais, tem vaga para a Open Dupla masculina, mista e Pesadão (para atleta com mais de 100 kg)

Light – 22 km de percurso. Para essa categoria, os inscritos terão uma prova gostosa de percorrer, com um percurso bem pensado para a galera curtir e se divertir, com poucas dificuldades técnicas. Os campeões também participarão da premiação com pódio, como forma de incentivo e reconhecimento pelo esforço, com troféu do 1º ao 5º colocado.

Turismo (Sport)– 36 km de percurso. Altimetria considerável (500 m), com muitas subidas e descidas, com percurso igual para todas as categorias até os 10,5 km iniciais. Alguns trechos travados, percurso com variedade de terreno e duas grandes subidas, como a Subida da Serra de Fátima, no KM 22 a 25 de prova, após o povoado Coroatá, longa e desgastante.

PRO – 92 km. Totalmente pedalável, com bastantes subidas, mas bem distribuídas ao longo de toda maratona, com muitos single-tracks alucinantes, um visual de paisagem de encher os olhos. Os pontos altos são passagens por quatro serras. A primeira serra será o Tanque II, curta com 1,5 km mas com forte inclinação e nunca antes desbravada, situada no Km 15. Depois single-track em floresta, estradões da Serra do Tanque, até a descida para o município de Santana do Piauí, bastante perigosa, pois imprime uma velocidade alta e possui várias erosões, nas quais o atleta precisa redobrar a atenção. Em Santana do Piauí, a primeira ZAT (Zona de Apoio Técnico). Depois vem a subida da Serra do Buriti, um trecho novo, mais ou menos no KM 30, depois mais single-track até o povoado Atalho, já no município de São José do Piauí, com uma descida perigosa no KM 45.  Após o Povoado Atalho, os atletas encaram a terceira subida do percurso – Subida do Atalho, no KM 50. Em seguida, vem a Serra do Barro, com uma descida (em Santana do Piauí), passando por povoados, como o Lagoa dos Marcelinos e volta o centro de Santana do Piauí novamente, onde há a ZAT2. De Santana, os atletas encaram a Subida do S, aproximadamente no km 70, subida curta e íngreme, seguindo para o povoado Coroatá, onde surge a última subida, na Serra de Fátima, no KM 78. Depois, a prova tem mais descidas pelo Povoado Três Potes até Curralinho, finalizando na arena do Piauí Shopping



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES