Três novos clubes integram a Federação de Ciclismo do Piauí

Calendários de provas de 2017 são definidos

Em assembleia realizada pela diretoria da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, no último dia 24, foi aprovada a inclusão de três novos clubes à entidade, que passa a contar com seis com poder de voto. A assembleia também decidiu os calendários de provas para a temporada de 2017, nas modalidades estrada e mountain bike. Além do Iate Clube de Teresina - ICT, Pedal Bikers Club - PBC e Teresina Bikers Clube - TBC, que teve a presença de seus respectivos presidentes, passam a fazer parte da FCP o Clube Calangos de Ciclismo - CCC, Oeiras Bike Clube - OBC e Picos Pedal Clube - PPC, os quais tiveram a inclusão aprovada por unanimidade pelos clubes oficiais. Para o próximo anos, novamente ficaram definidas seis etapas para o Piauiense de Estrada e 12 etapas para o Piauiense de MTB.


Conduzida pelo presidente George Rodrigues, a assembleia também tratou do registro de chapas para a nova diretoria da FCP para o quadriênio 2017/2020. A eleição acontecerá no próximo mês de dezembro. Também foi discutido o regulamento oficial da FCP para o ano de 2017; os clubes ficaram cientes e de acordo que a Federação poderá alterar as referidas datas das etapas desde que haja aviso prévio de 30 dias de antecedência; ficou também determinado que o organizador que cancelar a sua etapa, terá a mesma retirada da lista de prioridades do calendário de 2018.
O presidente do Picos Pedal Clube, da cidade de Picos, Daniel Freitas, disse que o clube já vem contribuindo com a FCP desde 2013, com a realização do Picos Pro Race e apoio a outras competições oficiais. “Com isso, sentimos a necessidade de organizar ainda mais o ciclismo da nossa cidade e criamos o Picos Pedal Clube. É uma honra e uma grande missão ingressar o clube como filiado. Vamos juntar forças aos demais clubes para, com a Federação, levarmos nosso esporte cada vez mais em destaque no Estado e Brasil afora”. A etapa de Picos será nos dias 1º e 02 de julho, valendo novamente pelo ranking nacional na classe XCM1 na modalidade mountain bike.

Assembleia da FCP
Assembleia da FCP


O Oeiras Bike Clube considera a integração do clube e do município junto à FCP um ganho para ambas as entidades. Segundo um dos criadores do clube, ciclista e publicitário Último Campos: “envolveremos nosso grupo nas provas do Estadual na finalidade de cooperar com a evolução do esporte, proporcionando aos adeptos mais amparo no âmbito estadual e nacional. Esta integração do OBC e FCP resultará numa otimização das ações esportivas já desenvolvidas na região de Oeiras”, destacou Campos. O clube não terá provas para a próxima temporada, mas realizará outros eventos.
A diretoria do Clube Calangos de Ciclismo – CCC também comemora e faz planos para ajudar a agregar mais força junto à FCP. A diretoria já dará a sua contribuição com a última etapa do Piauiense de Mountain Bike deste ano, com a 2ª Volta dos Calangos, em dia 05 de dezembro. O presidente Valdo e o vice Marco Heleno Melo afirmam que fazer parte da FCP só irá agregar mais novos participantes, tanto de mountain bike, quanto de estrada, e reforçar a parte do profissionalismo do esporte. “O nosso clube espera engrandecer mais a Federação, como mais um clube para ajudar a somar. Além da Volta dos Calangos, em junho realizaremos uma etapa de mountain bike durante o Festival de Inverno de Pedro II”, adiantou Marco Heleno.


CAMPEONATO PIAUIENSE DE CICLISMO – ESTRADA – 2017
12/03 – 1º Circuito Lumasa – Av. Raul Lopes – Teresina (Circuito)
02/04 – 2ª Copa Extreme (Sel. Copa NE) – Rodoanel – Teresina (Res, Circuito, CRI)
28/05 – 100 Km Oswaldo Marques – Alto Longá/São João da Serra (Circuito)
20/08 – Evo Road – Local a definir (Circuito)
26/09 – Corrida Ciclística Pedro Tomaz – Floriano (Estrada)
1º/10– 2º Ventos do Litoral – Parnaíba (Estrada)

 

CAMPEONATO PIAUIENSE DE MOUNTAIN BIKE – 2017
08/01 – 2º Desafio Timon Bikers – Timon-MA (XCM)
19/02 – Short Track – Parque Ambiental Ponte Estaiada – Teresina (XCO)
19/03 – Evo Cross – Teresina (XCO)
09/04 – Copa das Águas – Teresina (XCO)
07/05 – GP Pau D´arco – Pau D´arco (XCM)
11/06 – Circuito Bike Explorer – Serra do gavião/Teresina (XCO)
02/07 – Picos Pro Race – Picos (XCM)
06/08 – MR Peças – Teresina (XCO)
10/09 – 8º Rally 40 Graus – Local a definir (XCM)
08/10 – X-Treme – Local a definir (XCO)
05/11 – MEXXCO – Teresina (XCO)
03/12 – 3ª Volta dos Calangos – Teresina/Altos (XCM)


George Rodrigues, presidente da FCP
George Rodrigues, presidente da FCP


Fonte: Portal MN