Ultramaratonista mira a Volta do Lago, em Brasília: “Meta"

Aos 45 anos, o atleta soma 24 maratonas disputadas

Se para uns correr 2km, 5km, ou mesmo 10km, é algo quase que impossível, imagine só competir em uma prova cujo o percurso chega aos 100km. Isso mesmo, 100km. No Piauí, um atleta se arrisca nessa empreitada Brasil a fora. José Nascimento Silva, mais conhecido como “Zezinho”, acumula ao longo de 15 anos de carreira, resultados significativos nas provas extralongas, como a primeira colocação no evento dos Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro, em 2015, após percorrer 168km. Agora, Zezinho vai poder contar com mais estrutura para treinar, já que agora conta com o patrocínio de uma empresa de planos de saúde.

- Isso está sendo algo maravilhoso na minha vida. Vou ter um suporte que nunca havia tido antes. Sempre sonhei com esse momento. Agora é me dedicar cada vez mais para buscar melhores resultados e poder representar bem nosso estado – frisou o ultramaratonista.

Aos 45 anos, o atleta soma 24 maratonas disputadas, entre essas, o título da edição da prova de Recife, em 2006. No entanto, a distância de 42km não é o forte de Zezinho. Acostumado a romper a barreira da quilometragem 100, seu objetivo é participar das principais corridas do calendário nacional.

Com treino em ritmo intenso desde o início de janeiro deste ano, o corredor tem data marcada para o primeiro grande desafio da temporada: a Volta do Lago. A prova acontece no dia 12 de junho, em Brasília, e tem como cartão postal a linda vista para o Lago Paranoá.

Contudo, o piauiense aquece as baterias, ou melhor, as pernas na Meia Maratona (21km) de Fortaleza, que será realizada no próximo domingo (17), nas ruas da capital cearense. Mesmo a prova sendo praticamente um “tiro curto” para ele, é importante para que possa adquirir ritmo de competição.

- É fundamental para minha preparação. Como estou visando a Volta do Lago como meta principal, essas provas menores me ajudam a ganhar força e velocidade nos eventos mais longos. Vai ser interessante para me avaliar, pois é minha primeira disputa no ano – completou o atleta.

Fonte: Dowglas Lima