Um ano após 7 a 1, Pelé diz que seleção brasileira parou no tempo

Em larga escala, porém, o Brasil produz vexames

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há exatamente um ano, o Brasil inteiro derramava lágrimas da humilhação da Alemanha sobre a seleção brasileira  no Mineirão. O placar de 7 a 1 que está marcado na vida de adultos, crianças, pachecos e até daqueles que não param para ver a Copa do Mundo poderia ser o marco para o renascimento do futebol brasileiro. Pausa: Gol da Alemanha. Mas sete gols alemães e 365 dias depois, o país pentacampeão mundial está mergulhado num cenário de desconfiança e sem um horizonte. De lá para cá — com perdão da rima — muito blablablá e uma queda mundial e preocupante.

Outrora país de craques como Didi, Garincha, Pelé, Tostão, Jairzinho, Zico, Romário, Ronaldo & cia., o Brasil vive de Neymar. E só. Isto é: a constatação de que nada mudou.

— De lá para cá, o Brasil só mudou o técnico da seleção. Estou torcendo para que o Dunga conserte tudo isso e tenha muito sucesso — disse Pelé, o Rei do Futebol.

O futuro a Deus pertence. Mas os cartolas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) trocaram o luto pelas mudanças e não deram uma ajuda ao destino. Saiu Luiz Felipe Scolari; entrou Dunga. E Gol da Alemanha. De volta à seleção brasileira, acompanhado pelo diretor Gilmar Rinaldi, Dunga usou o discurso de defesa a não crucificação de vários jogadores naquela tarde-noite vergonhosa para repatriar Daniel Alves, Fernadinho, Willian, Oscar... Em xeque, a fábrica de talentos mantém o rótulo de pentacampeã, mas perde, vexame a vexame, o padrão de qualidade.

Único tricampeão mundial como jogador, Pelé enxerga o Brasil sem identidade naquele 7 a 1. Camisa 10 de uma época em que craque o Brasil produzia e via em seus campos, o Rei do Futebol lamenta que os jogadores atualmente não tenham o sangue verde e amarelo.

— Na minha opinião, quando perdemos de 7 x 1, o Brasil já tinha perdido a sua identidade porque todos os jogadores importantes estavam jogando no futebol europeu. As pessoas já esqueceram que, logo em seguida, perdemos de 3 x 0 para a Holanda na disputa do 3º e 4º lugares da Copa do Mundo — afirmou o ex-craque.

Em larga escala, porém, o Brasil produz vexames. Com Dunga e mais cinco jogadores que estavam na fatídica tarde mineira foram eliminados da Copa América para o frágil Paraguai. Da seleção desequilibrada da Copa ao choro do país, só resta uma certeza: Gol da Alemanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES