Usain Bolt é superado e se despede com reverência de seu rival

Jamaicano larga muito mal e leva apenas o bronze

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No fim das contas, Bolt era humano. A expectativa por um grand finale na carreira do velocista mais vencedor de todos os tempos fez com que os holofotes ignorassem a ameaça que se desenhava. Enquanto Usain Bolt se despedia, um velho conhecido apresentava suas credenciais como o maior estraga-prazeres do Mundial de Londres. Vaiado todas as vezes que pisou na pista do Estádio Olímpico de Londres, Justin Gatlin foi comendo pelas beiradas sem alardes. Quando chegou a hora, mais uma vez ignorou o público para voar na pista. Deu o troco por Pequim, quando levou a prata por apenas um centésimo. Cravou 9s92, sua melhor marca na temporada e sagrou-se bicampeão mundial dos 100m. O título anterior foi conquistado há 12 anos, em Helsinque 2005. Aos 35 anos, Gatlin agora é o mais velho a levar o ouro da prova mais rápida do atletismo.

O tempo desta final refletiu o que se viu ao longo de toda temporada. Os 9s92 de Gatlin são a pior marca alcançada por um campeão dos 100m desde o Mundial de Paris, em 2003. Com o revés, Bolt termina sua história na prova no mesmo patamar de outros dois grandes nomes do esporte. Carl Lewis e Maurice Greene, com três títulos cada, são, ao lado do jamaicano, os maiores vencedores da prova no evento.

A carreira do Raio, no entanto, ainda não chegou ao fim. O jamaicano terá a chance de se redimir como último homem do revezamento 4x100m da Jamaica em busca do pentacampeonato da prova. As eliminatórias serão às 6h55 (horário de Brasília) do próximo sábado, dia 12 de agosto. Normalmente o Raio só corre as finais, mas desta vez há a expectativa sobre sua participação também nesta primeira fase. A disputa de medalhas será no próprio sábado, às 17h50. O SporTV transmite ao vivo, e o SporTV.com acompanha em Tempo Real.

A campanha de Bolt em Londres começou tranquila. Neste ano, nada de lesões, nenhum adversário específico com marcas que assombrassem seu favoritismo. Quem era esperado como maior oponente para a temporada sequer competiu: Andre de Grasse revelou uma lesão dias antes do início do evento e retirou sua inscrição.

Christian Coleman apresentou-se para quem não o conhecia - apesar de ser líder do ranking mundial na temporada - ao bater Bolt na semifinal. Nada que preocupasse, a princípio. Além da diferença ter sido de apenas um centésimo (9s98 a 9s97), o jamaicano claramente tirou o pé no fim e preferiu não forçar seu corpo desnecessariamente. O intervalo para recuperar-se para a final e fazer o aquecimento era de cerca de 2h30.

A entrada na pista foi digna do espetáculo, com fogos e anúncios individualizados. Donos dos dois melhores tempos, Bolt e Coleman foram colocados lado a lado nas rais 4 e 5, respectivamente. O chinês Bingtian Su, o francês Jimmy Vicaut, o sul-africano Akani Simbine, o jamaicano Yohan Blake, o americano Justin Gatlin e o britânico Reece Precod completaram as raias.

Quando o tiro de partida foi dado, o silêncio que antecede a largada deu lugar à incredulidade geral. Bolt costuma largar mal, é verdade, mas desta vez parecia quilômetros atrás de seus adversários. Fez uma grande prova de recuperação, mas não foi o bastante. Na raia 8 Gatlin dava o sangue para conseguir o inimaginável. Ele, vaiado todas as vezes que pisou na pista e teve o nome anunciado, calava mais 55 mil torcedores atônitos. Doze anos depois ele selava sua volta ao topo do pódio dos 100m.

O papel de estraga-prazeres o fez ser mais vaiado que nunca. Ele fez sinal de silêncio para o público e depois virou-se para reverenciar Bolt. Rodou um pouco com a bandeira dos Estados Unidos, mas logo se retirou. O jamaicano, mesmo com o bronze, tinha feito sua melhor marca no ano, 9s95. E já que a festa estava montada, tratou de aproveitá-la como podia. Seguiu na pista brincando com os fãs e com as câmeras. Posou como se tivesse sido campeão. Nos corações dos torcedores, certamente não havia dúvidas de quem deveria ter cruzado na frente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES