Vasco tem 78% de chance de ser campeão

Em segundo lugar na tabela, o Guarani parece ser o único a ameaçar a conquista vascaína

A vitória sobre o Bahia deixou o Vasco praticamente garantido na Série A do ano que vem. Com isso, a primeira parte do objetivo cruzmaltino na Segunda Divisão foi cumprida. A segunda, é conquistar o título da competição. E as chances de isso acontecer são grandes.

Segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Gigante da Colina tem 78% de chance de levantar o caneco. Em segundo lugar na tabela, o Guarani parece ser o único a ameaçar a conquista vascaína, com 17%. A diferença de possibilidades se dá não tanto pelos quatro pontos de distância na classificação, mas mais por conta dos adversários que ambos vão enfrentar. Enquanto o Guarani ainda encara alguns rivais da parte de cima da tabela, o Vasco tem mais jogos contra times que lutam do meio para baixo.

Com chances muito pequenas de levar o título está o Ceará, terceiro colocado, que hoje teria 4% de probabilidade. O Atlético-GO, em quarto lugar, tem 1% de chance de dar a volta olímpica.

- O Vasco é mais que favorito. O Guarani depende dos tropeços do líder para ser campeão e ainda tem que fazer a sua parte. O caminho dos dois é muito diferente e o programa lê isso. Isso explica a diferença tão grande ? afirma Tristão.

Apesar de já ter 66 pontos e considerar que apenas 64 já seriam suficientes para garantir o acesso, o Vasco ainda não conquistou matematicamente a vaga. Isso porque ainda faltam seis rodadas (ou seja, 18 pontos em disputa) e o time tem apenas 15 de diferença para os primeiros fora do G-4 (Figueirense e Portuguesa). A classificação pode vir na próxima rodada, na sexta-feira, quando o Gigante da Colina encara o Fortaleza fora de casa. Mas essa possibilidade é muito pequena: apenas 21% (Dorival diz que objetivo do vasco é o título. Assista no vídeo ao lado).

As contas são simples. Para que isso aconteça, o time precisa fazer resultado melhor que Figueirense e Portuguesa para abrir pelo menos mais um ponto de vantagem (ficaria com pelo menos 16, faltando cinco rodadas ? 15 pontos ? a serem disputados). Ou seja, nenhum dos dois pode vencer e, se um deles empatar, o time cruzmaltino já tem que vencer. Apenas em caso de derrota de ambos o empate seria suficiente para o Gigante da Colina.

Assim como as contas são simples para explicar a dificuldade da classificação matemática acontecer na próxima rodada, elas também são simples para mostrar porque isso deve ocorrer contra o Juventude, na 34ª rodada. Contra o time catarinense, há 72% de isso ocorrer. Bastara ao time manter a distância de 15 pontos para Figueirense e Portuguesa.

- Com setenta pontos, ele garante a classificação matemática. Vai passar do limite necessário para o acesso. Ao final do campeonato, vamos ver que com a pontuação que o Vasco tem agora, ele já se classificaria. Mas o torcedor não quer esperar a última rodada. Ele quer ter a certeza logo ? brinca Tristão.

Fonte: GloboEspote, www.globoesporte.com