Vasco tira titulares do banco e vence o Grêmio em estreia no Campeonato Brasileiro

Vasco tira titulares do banco e vence o Grêmio em estreia no Campeonato Brasileiro

A equipe carioca definiu no segundo tempo o triunfo por 2 a 1 e somou seus três primeiros pontos na competição

O Vasco precisou abrir mão de poupar alguns dos titulares que haviam sido preservados neste domingo para sair com a vitória na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Contra um Grêmio também desfalcado em São Januário, a equipe carioca definiu no segundo tempo o triunfo por 2 a 1 e somou seus três primeiros pontos na competição, com gols de Fellipe Bastos e Alecsandro - e com uma boa atuação do goleiro Fernando Prass, que pegou um pênalti de Marcelo Moreno no final do jogo.

Sem jogadores titulares como Fagner, Thiago Feltri, Juninho Pernambucano, Diego Souza e Alecsandro (preservados inicialmente por causa do compromisso de meio de semana pela Copa Libertadores da América), o time comandado por Cristóvão Borges abriu o placar com o volante Fellipe Bastos cobrando falta aos 22min.

O Grêmio, que também havia preservado jogadores como o atacante Marcelo Moreno, o zagueiro Gilberto Silva e o volante Léo Gago, não demorou para conseguir a igualdade. Três minutos depois do gol de Fellipe Bastos, Fernando arriscou rasteiro de fora da área, tirando do alcance de Prass e estabelecendo o empate por 1 a 1, que perdurou por todo o primeiro tempo.

Para a etapa final, o Vasco apostou na entrada de dois titulares experientes logo na volta do intervalo: Juninho Pernambucano rendeu Willian Bárbio, enquanto Alecsandro entrou no lugar de Kim - mais tarde, Rômulo substituiu Rodolfo. O time carioca ganhou mobilidade em campo, mas foi o Grêmio quem chegou a balançar a rede: aos 13min, Prass teve dificuldades para agarrar a bola após cruzamento de Marco Antônio e Miralles pegou a sobra para marcar, mas a arbitragem assinalou impedimento.

O gol dos vascaínos saiu somente aos 24min, em uma jogada de bola parada. Juninho cobrou falta na área e Alecsandro, que passou nas costas da zaga gremista, cabeceou firme para recolocar os anfitriões na frente no marcador.

Os gaúchos até tiveram duas grandes oportunidades para empatam, mas perderam ambas. Logo aos 27min, Prass fez boa defesa em chute de Marcelo Moreno, que havia entrado no lugar de André Lima, e Miralles desviou para fora, mesmo com o gol escancarado à sua frente. Depois, aos 33min, Renato Silva cabeceou a bola na própria mão e a arbitragem marcou pênalti. Moreno bateu, mas Prass acertou o canto e garantiu o triunfo vascaíno.

Agora, as duas equipes terão importantes compromissos no meio de semana: o Vasco vai ao Pacaembu na quarta-feira para a segunda perna das quartas de final da Copa Libertadores da América diante do Corinthians (a ida terminou empatada por 0 a 0). Já o Grêmio recebe o Bahia na quinta-feira, pela volta das quartas da Copa do Brasil - o time tricolor venceu a ida em Salvador por 2 a 1.

Fonte: Terra