Vasco vence o São Caetano e fica mais perto da Série A

Além da distância para o segundo colocado, o Vasco abriu 11 pontos para o quinto colocado,

O Vasco deu um passo importante para se firmar de vez na liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Na noite desta terça-feira, o time carioca venceu o São Caetano por 1 a 0, no Anacleto Campanella, e se manteve na liderança da competição, com 49 pontos, três a mais do que o Guarani, segundo colocado. O artilheiro Elton marcou o seu 12º gol e se tornou um dos goleadores do torneio.

Além da distância para o segundo colocado, o Vasco abriu 11 pontos para o quinto colocado, a Portuguesa, primeira equipe fora do G-4. Outro dado curioso do confronto se refere ao atacante Elton. O jogador balançou a rede do clube que detém os seus direitos. Ele está emprestado ao time da Colina até o fim do ano.

Com o resultado, o Azulão permaneceu com 37 pontos e caiu da quinta para a sexta colocação na competição. Na próxima rodada da Série B, no sábado, o Vasco vai encarar o Guarani, no Maracanã. O São Caetano vai ter pela frente a Ponte Preta, na sexta-feira, em Campinas.

Cariocas têm mais chances de marcar no primeiro tempo

O Vasco foi quem assustou primeiro. Logo aos dois minutos, Carlos Alberto aproveitou uma bobeada da zaga, deu um corte em um zagueiro e chutou da entrada da área. A bola passou por cima do gol de Luiz. Mesmo fora de casa, o time da Colina tinha um rendimento superior ao do adversário, que errava muito no setor de meio-campo.

Enquanto o Vasco assustava dentro de campo, o técnico Antônio Carlos assistia ao jogo da arquibancada do estádio, já que está suspenso pelo STJD por ter entrado em campo na vitória do Azulão sobre o Brasiliense por 2 a 1. O treinador pegou um gancho de 120 dias. Longe do banco de reservas, ele ainda passou instruções para os seus comandados através de um rádio.

O jogo caiu de produção e as duas equipes pecavam nos erros de passe. Para piorar a situação, jogadores de Vasco e São Caetano tentavam cavar faltas nas proximidades da grande área. Todas muito bem ignoradas pelo árbitro gaúcho Márcio Chagas da Silva. Aos 28, o Azulão quase marcou. Gian bobeou e a bola sobrou para Vandinho, que chegou atrasado. Prass defendeu, salvando o Vasco.

Os cariocas só voltaram a assustar aos 34 minutos. Paulo Sérgio cobrou falta da direita, a bola passou por todo mundo e o goleiro Luiz fez a defesa, mantendo o empate no Anacleto Campanella. Cinco minutos, o São Caetano teve uma ótima chance. Jairo chutou de fora da área e Prass defendeu em dois tempos.

Aos 40, Elton aproveitou toque de cabeça de Carlos Alberto e marcou. O árbitro assinalou impedimento e anulou o gol. Nos acréscimos, aos 46, Ramon cruzou na cabeça do camisa 19, que errou por pouco o gol do Azulão.

Elton dá a vitória ao Vasco na etapa final

Na etapa final, o São Caetano foi quem assustou primeiro aos quatro minutos. Xuxa avançou pelo lado direito e cruzou. Dentro da pequena área e com Fernando Prass batido, Vandinho passou da bola e não conseguiu empurrar para o gol. A partir do lance, os erros de passes dos dois lados voltaram a ser a tônica do jogo. As jogadas mais perigosas surgiram apenas em contra-ataques.

Aos 18, Adriano tabelou com Elton, recebeu na frente e foi derrubado por Anderson Marques. O zagueiro, que já tinha recebido um cartão amarelo no primeiro tempo, foi expulso pelo árbitro. Aos 26, Paulo Sérgio cobrou escanteio na cabeça de Gian. O zagueiro subiu mais do que a zaga do Azulão e errou o gol de Luiz por pouco.

Aos 31, o São Caetano quase abriu o marcador. Xuxa bateu escanteio da direita na cabeça de Washington. O atacante desviou e a bola passou rente à trave de Fernando Prass. Três minutos depois, o árbitro ignorou um pênalti claro em Gian, que foi agarrado dentro da área.

Após muito insistir, o Vasco abriu o marcador no Anacleto Campanella. Ramon fez uma boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou no peito de Elton. O atacante dominou, fez o giro no zagueiro e chutou. A bola desviou em um defensor e matou o goleiro Luiz. O camisa 9 chegou ao seu 12º gol na Série B.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com