Veteranos Juninho e Deco correm mais em campo no Carioca 2012

Veteranos Juninho e Deco correm mais em campo no Carioca 2012

Fluminense, meias percorrem mais de 9km na decisão da Taça Guanabara

Maestros de Fluminense e Vasco, os veteranos Deco (34 anos) e Juninho (37 anos) não fugiram à regra na final da Taça Guanabara, vencida pelo Tricolor por 3 a 1 nesse domingo. Foram eles os responsáveis pela criação da maioria das jogadas ofensivas do clássico. As semelhanças entre os dois na partida, porém, não pararam por aí. Apesar de já não serem garotos, Deco e Juninho percorreram as maiores distâncias no jogo. Curiosamente, o tricolor correu apenas 11 metros a mais que o vascaíno: 9,114 km contra 9,103 km.

O mapa de calor demonstra que o local onde Juninho e Deco mais pisaram foi o meio do campo. Os dois, porém, não deixaram de ajudar a defesa e também de aparecer no ataque. O tricolor teve uma abrangência um pouco maior no campo defensivo, enquanto o Pernambucano procurou mais a faixa central ao longo da partida.

Os dois foram protagonistas principalmente na primeira etapa. Juninho bateu faltas para cabeçadas perigosas de Nilton e Diego Souza e fez belos passes em profundidade. Deco, inspiradíssimo, comandou a meia-cancha do Flu e ainda fez um gol, aproveitando bobeada do goleiro Fernando Prass.

No duelo pessoal entre Juninho e Deco, um lance em especial chamou a atenção: o tricolor deu um lindo lençol no vascaíno, que não aceitou bem o drible e puxou o rival pela camisa. O lance custou um cartão amarelo ao camisa 8.

- Aos poucos o time encaixou, e Abel encontrou a melhor formação. Talvez esse tenha sido o nosso melhor jogo. O time se posicionou muito bem e foi melhor do que o Vasco - analisou Deco após a vitória, ainda em campo.

O vascaíno participou mais do clássico. Deu 48 passes, acertando 41. Deco distribuiu 36 passes, com precisão em 32 deles. No festival de bolas levantadas na área pelo Vasco, Juninho contribuiu 12 vezes. Deco usou esse artifício em seis oportunidades. O tricolor foi mais decisivo, balançando a rede na sua única finalização. O vascaíno fez três tentativas.

No quesito distância percorrida, destacaram-se também pelo Fluminense o lateral Bruno e os volantes Diguinho e Valencia. No lado do Vasco, Diego Souza e Alecsandro também estiveram no topo da lista. Confira abaixo os números de quem participou do clássico.

Fonte: Globo Esporte, www.globoesporte.com