Tasso Jereissati o "dono" da Coca-Cola

13 de Fevereiro 2010 as 15:50
Sen. Tasso Jereissati
Foto: BLOG DO TASSO

A Coca-Cola está se tornando um produto cearense. Do mundo para o Ceará, nas mãos do empresário e senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), hoje com 40% da distribuição desse produto no nordeste, através da Norsa, empresa responsável pela produção e distribuição do produto nessa região. Hoje, segundo a revista Veja-2151, é o maior acionista individual da Coca-Cola no mundo, já tendo feito proposta de comprar o restante (60%) pela “bagatela de US$ 250 mi (duzentos cinqüenta milhões de dólares). Tudo indica que a Coca-Copa aceitará essa proposta.

Lembro-me bem quando esse bem sucedido empresário entrou na política cearense, com o objetivo de “expurgar” os coronéis do comando. Eram César Cals, Adauto Bezerra e Virgílio Távora, todos militares, que tinham o poder político juntamente com a ditaruda a nível nacional. Acompanhei um pouco a campanha do Tasso Jereissati em 1986, seu início, exatamente quando foi eleito governador do Ceará pela primeira vez. Foi uma reviravolta das melhores no nosso Estado (sou cearense, de Milagres), onde tivemos um crescimento astronômico. De lá para cá ele só tem tido vitórias.

Para quem não sabe, ele é irmão do homem das “teles”, Carlos Jereissati, e genro do maior empresário do Ceará, Edson Queiroz (já falecido e dono da Nacional Gás Butano, da Esmaltec e mais outras vinte e poucas empresas. Aqui mesmo no Piauí, mais precisamente na Fazenda Serra Negra, na cidade de Aroazes, o grupo tem mais de 11 mil cabeças de gado para o “corte”, todas para exportação interna). A nossa Coca-Cola aqui no Piauí, obviamente, também é do Tasso Jereissati. Grande político e grande empresário esse cearense.(Fonte: Veja-2151-Holofote)