Danilo Beserra

Transporte irregular coloca vida de estudantes em risco

5 comentários
Avalie ( 5 de 5 )
24/04/2009 - 09h:14

Danilo Bezerra
Fonte: Cidades na Net - www.cidadesnanet.com

Percorrer longas distâncias a pé, em animais ou em veículos irregulares, se tornou a dura realidade em que vivem muitos alunos do município de Patos do Piauí que querem estudar.

Após tornar-se uma polêmica no município ao ser tem de debate na câmara Municipal, a nossa reportagem visitou a sede do município e o povoado Cajueiro, onde se encontra a maior concentração de alunos e constatou uma série de irregularidades no transporte de alunos.

Grande parte dos veículos utilizados pela Prefeitura Municipal são irregulares, em sua grande maioria, carros abertos sem capotas, ou “pau-de-arara” como são popularmente conhecidos. Além disso, outro problema são as precárias condições em algumas estradas vicinais do município, em virtude das chuvas.
Na visita ao município, foi possível flagrar vários veículos com um considerável número de alunos percorrendo estradas sob um forte sol, predominante em nossa região e oferecendo risco de vida aos alunos.











Em alguns casos, alunos percorrem distâncias de até 8 km, como exemplo, do aluno Adão Sousa (foto abaixo), de apenas 13 anos. Com uma história comovedora, o aluno declara que está atrasado com os estudos, pois já desistiu de concluir por três vezes o ano letivo, por causa do cansaço físico. “Chego em casa ‘bêbado’ de sono e com fome sem coragem prá estudar”, declarou. Adão usa como transporte escolar um cavalo do pai e gasta cerca de uma hora para chegar no colégio. Adão mora na localidade Anselmo, zona rural do município e estuda na sede do município na U. E. Vereador Pedro Crisanto.





Na localidade Ipoeira Funda, zona rural do município, o Sr. José Filho, pai de dois alunos, de 09 e 10 anos (foto abaixo), se mostra revoltado com o sofrimento de seus filhos para estudar. Segundo ele, os mesmos reclamam diariamente de cansaço físico, após percorrerem a pé uma distância de 3,3 km até a Unidade Escolar Antunino Mendes de Carvalho, na localidade Morro da Onça. Afirma ainda que os mesmos adoecem constantemente de gripe e doenças respiratórias, por causa do sol quente e poeira e conseqüentemente perdem dias de aula.

A Câmara Municipal informou que foi enviado um Ofício ao prefeito, Sílvio José, onde convocavam o mesmo a participar da sessão do dia 28 de março de 2009, mas este não compareceu. O vereador Helinho afirma que a situação é de risco para a vida dos alunos. Segundo ele, são veículos em péssimas condições e condutores desabilitados. “Não podemos fechar os olhos diante destas irregularidades e deixar para tomar medidas após alguma tragédia”, declarou o vereador, Chico de João, presidente da Câmara Municipal.





comentários

olga nunes - 01.11.2009 - 15:42

politicos todos iguais mesmo fiquei feliz em ver o povoado cajueiro ja morei ai hj moro em sp por mais de 30 anos mais lamento a falta de cuidado e zelo dos politicos

ivo bernardi - 26.04.2009 - 13:39

É isso que da quando votamos em gente que nao tem comprometimento com a populaçao é só tem interesse proprio. Esta na hora de votarmos em pessoas que tem responsabilidade e compromisso com a populaçao e que tenha planos e apresente quando das eleiçoes para podermos cobrar depois. Isto aconteçe aqui tambem em uruçui, onde os interesse pessoas estao acima de qualquer coisa.

raimundo - 26.04.2009 - 10:53

ove um grande avanço na educão mais no transporte pouco foi feito

Sérgio Pereira Silva - 25.04.2009 - 14:50

Peço aos nossos representantes que façam uma comparação entre os seus meios de transporte e desses pobres alunos.Eu falo comparação com os transportes com veraneio às custas do contribuinte.Somem-se os trilhões gastos, com muito menos daria pra resolver toda essa problemática.

Sérgio Pereira Silva - 25.04.2009 - 14:41

Esta é a realidade de nosso povo,humilde e sofrido.Enquanto nossos Senadores e Deputados esbajam celures com contas mensal de 6.000,00 e viagens de jatinhos fretados por conta do erário público,sem falar na verba de gabinete e auxílio moradia.Eles têm tambem auxílio transporte para percorrer a Europa fasendo turismo com familiares,amigos e amantes. Esse escândalo das passagens que vem de muito e muito tempo,deveria ser transformado em meio de condição de transporte para alunos pobres e humildes que tanto necessitam por este Brasil a fora.

Deixe seu comentário





'O Portal Meio Norte é apenas meio contratado para divulgação deste material. Todo conteúdo, imagem e/ou opiniões constantes aqui neste espaço é de responsabilidade civil e penal exclusiva do blogueiro ou de quem utilizou sua senha pessoal para postar as informações. O material aqui divulgado não mantém qualquer relação com a opinião editorial da empresa.'

Arquivo

Março / 2010
D
S
T
Q
Q
S
S
010203040506070809101112131415161718
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Coordenador:André Moura - andremoura@meionorte.com
Todos os direitos reservados. meionorte.com
meionorte.com: Anuncie | Cadastre-se | Trabalhe Conosco
Fale conosco: meionorte@meionorte.com | 86 2107.3032
Conheça o Jornalismo do Bem
Resoluçao indicada: 1024 x 768
Aprenda a ajustar sua resolução
Conheça nossa equipe