Um encontro de gerações. Assim pode se resumir o evento que marcou a inauguração das novas instalações da Biblioteca Deputado Costa Andrade, na Assembleia Legislativa do Piauí. Na manhã desta terça-feira (2), a maioria dos dez filhos do homenageado, além de netas e outros familiares, acompanharam a atividade que marca a homenagem a um dos políticos mais atuantes na defesa da cultura no Piauí.
O governador do Estado, Wellington Dias, acompanhado do presidente da casa, deputado Themistocles Filho, inaugurou uma das mais modernas bibliotecas do Norte Nordeste do país. Agora toda informatizada, a biblioteca conta com 12 computadores e um acervo de quase 10 mil livros. “Tínhamos uma biblioteca manual. Hoje está tudo informatizado, com acesso a Internet e um acervo de quase 10 mil livros. Temos aqui 12 computadores que poderão ser utilizados pelo público gratuitamente. A biblioteca ficará aberta das 7h30 às 20h30”, disse a coordenadora Graça Monteiro.
Maria Alice de Carvalho Costa Andrade de Aguiar, agradeceu, em nome da família, a homenagem prestada ao seu pai. “É uma homenagem muito generosa do povo piauiense. Reconhecendo o seu importante papel e suas contribuições para esse Estado. Meu pai sempre representou bem o Piauí, foi premiado na Bahia, em Brasília e agora foi honrado nesse Estado. O povo tem que agradecer também aos administradores que tanto lutam pelo desenvolvimento do Piauí, assim como meu pai o fez”, fala emocionada.
Na ocasião, o governador do Estado, Wellington Dias, conheceu as instalações da nova biblioteca e falou da satisfação em participar de um momento como esse. “O privilégio é meu porque muitas vezes a política se transforma em uma arte de inimizades, onde muitas vezes as pessoas fogem da realidade. Participar de um encontro como esse e receber o mesmo carinho de tempos atrás quando estive pela primeira vez nessa casa, me honra muito”, comentou.
Dias acredita que 2010 será o melhor ano de todos
Dias falou ainda do ano de 2010; desafiador, segundo ele. Mas foi enfático ao afirmar que esse será o melhor ano de seu mandato. “É um ano que do ponto de vista das obras vamos finalizar 2010 como o melhor ano desses oito anos de mandato. Por outro lado é um ano desafiador, pois à medida que a gente ampliou as obras temos que ampliar as condições de fazer acontecer”, disse.
O governador comentou que esse será um ano difícil, mas isso faz com as responsabilidades na administração do governo sejam mais completas ainda. “Confesso que fiquei assustado quando vi uma queda brusca no fundo de participação. Mas isso é algo que aumenta ainda mais nossa responsabilidade, temos que agir com muito equilíbrio, não deixar que o embate político venha contaminar a gestão. Precisamos focar na importância que isso tem para que a gente possa continuar melhorando a qualidade de vida e as condições de desenvolvimento do Piauí”, pontuou.
Dias comentou ainda sobre os investimentos feitos no Estado. “Em 2009 chegamos a R$ 650 milhões em investimento. Esse ano acredito que vamos fechar 2010 com mais de R$ 700 milhões investidos no Piauí com recursos próprios do Estado. Agora, além disso, somamos ainda as parcerias com os municípios e, sobretudo, com o governo Lula”, finaliza.