Conselheiros de Segurança de Parnarama são empossados em Timon

Conselheiros de Segurança de Parnarama são empossados em Timon

Membros do Conselho de Segurança de Parnarama | Aristeu Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Aconteceu na última sexta-feira dia 18 de maio, a cerimônia de Posse dos membros do Conselho de Segurança de Parnarama. O evento foi realizado no auditório Prof. Wall Ferraz, na vizinha cidade de Timon. Marcada para iniciar às 09:00h a cerimônia foi dada início somente às 10:00h e na sua formação da mesa de honra contou com a ilustre presença do Secretário de Estado da Segurança do Maranhão senhor Jefferson Portela, do Comandante da Policia Militar de Timon o senhor Coronel Schineyder, do Delegado de Polícia Civil de Parnarama Dr.º Reno, do Presidente do Legislativo de Timon o vereador Wilma Resende, do Vice-Prefeito de Parnarama Gílson Moura, além de diversas outras autoridades civis, militares e políticas.

A Cerimônia de Posse dos Conselheiros de Segurança foi realizada em atendimentos às prerrogativas da Lei Estadual LEI Nº 10.387, DE 21 de Dezembro de 2015, que dispõe sobre a criação, no âmbito do Estado do Maranhão, dos conselhos visando o Pacto pela Paz. Na cerimônia foram empossados os conselheiros de Parnarama, Matões e Timon. Após a composição da mesa, foi feita a execução do Hino Nacional, e em seguida foram convocados os Presidentes de cada conselho para o recebimento do Termo de Posse, e logo depois todos os conselheiros foram convidados para fazerem o juramento, só após este ato que foram chamados os membros da mesa diretora para o recebimento dos certificados de conclusão dos cursos de formação de conselheiros, assim como também as carteirinhas de identificação.

Ao todo foram empossados 85 Conselheiros Comunitários pela Paz, sendo 42 do município de Timon que teve 04 Conselhos Comunitários formados, 18 do município de Matões e 25 do município de Parnarama. Os novos conselheiros vão compor a equipe do programa, com o objetivo de alcançar estratégicas que viabilizam o elo entre as forças de segurança e a comunidade.

Em todo o estado do Maranhão já foram empossados mais de 1.176 conselheiros distribuídos em 76 conselhos espalhados nas cinco mesorregiões maranhenses.

Um dos principais objetivos destes conselhos é o diálogo com a população, através do estreitamento das relações com as lideranças comunitárias e as realizações de cursos e oficinas para estimular a cultura de paz são outras vertentes do programa social.

O programa Pacto pela Paz reúne uma série de ações para reestruturação da Segurança Pública. As iniciativas envolvem a contratação de mais policiais, promoções, investimentos em formação profissional, tecnologia e infraestrutura.

O Vice-Prefeito Gílson Moura estava representando o Prefeito Raimundo Silveira no evento, em seu discurso justificou a ausência do prefeito que por estar em São Luís resolvendo problemas do município, ele também fez questão de enaltecer o trabalho e o papel que terá esses novos conselheiros durantes o seu mandato, disse que cada conselheiro conhece a sua realidade e só assim poderá junto com as polícias deliberarem políticas públicas que visem a diminuição da criminalidade e assim possam implantar a verdadeira cultura de paz que tanto precisamos e finalizou seu discurso solicitando do Secretário uma viatura modelo Picape com tração, o vice-prefeito justificou o pedido que o município tem uma área territorial muito extensa e que na sua maioria são estradas vicinais e que uma carro deste porte seria ideal para as ações da polícia no município, finalizou Gílson Moura.

Em entrevista concedida ao Blogueiro Aristeu Carvalho, o Secretário de Estado da Segurança Pública do Maranhão, senhor Jefferson Portela disse que o Governador Flávio Dino assim que assumiu sancionou uma lei estadual criando os conselhos visando o Pacto pela Paz, dando aos representantes das comunidades um mandato de dois anos, falou que os três municípios a partir desta posse estarão interligados a esta rede de segurança pública em todo o Maranhão através do programa Pacto pela Paz, em seguida o secretário fez questão garantir que o pedido feito pelo Vice-Prefeito Gílson Moura irá ser colocar no planejamento da Secretária de Segurança, e que na próxima compra de viaturas que o estado for fazer, o município de Parnarama seja comtemplado com o este pedido, assim como também outras que possam vir solicitados, ao final o secretária agradeceu a participação de todos, e finalizou dizendo que a segurança pública no Estado do Maranhão deu um passo largo com a posse desse novos conselheiros, uma proximidade da comunidade com as policias e/ou agentes de segurança.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES